Maverick Viñales foi novamente o mais rápido hoje (17), no terceiro e último dia de testes coletivos da MotoGP no circuito de Phillip Island, na Austrália. O espanhol da Yamaha marcou o tempo de 1min28s549, tirando mais três décimos em relação à ontem, quando já havia sido o líder.
Viñales estabeleceu a volta mais rápida na 13º de 101 passagens ao longo do dia, impressionando a todos ao virar constantemente na casa de 1min28s. Apenas Marc Márquez conseguiu acompanhá-lo, marcando 1min28s843. Os dois foram os únicos a rodarem abaixo de 1mins29s. O piloto da Honda, no entanto ficou quase três décimos atrás.
Quem também teve um bom desempenho foi seu companheiro de equipe, Dani Pedrosa. O espanhol, que esteve doente ontem e só treinou à tarde, voltou à forma hoje, estabelecendo a melhor volta em 1min29s033, o suficiente para ficar em terceiro lugar, após 65 voltas.
Uma das performances mais chamativas do dia, no entanto, ficou com o quarto colocado Jonas Folger. O alemão, que fará a sua estreia na MotoGP pela equipe Tech3 Yamaha foi o novato mais veloz, marcando o excelente tempo de 1min29s042, apenas nove milésimos acima de Pedrosa. O entusiasmo de Folger foi cobrado com um acidente, sem maiores consequências para o piloto, contudo.
A quinta posição ficou com Cal Crutchlow. O inglês da equipe LCR também está ficando a cada volta mais adaptado à sua Honda RC213V versão 2017 e hoje marcou a melhor volta em 1min29s101. Outro que melhora a olhos vistos é Alex Rins, que ao marcar um tempo apenas dois milésimos mais lento que Crutchlow, ficou em sexto lugar, sendo a Suzuki mais rápida da sessão.
Assim como em todos os dias de testes na Austrália, Andrea Dovizioso foi o piloto oficial da Ducati mais rápido. Ao marcar a melhor volta em 1min29s248, na nona de 73 passagens, o italiano ficou em sétimo, trabalhando duro para buscar performance na GP16 enquanto que seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo passou mais um dia tentando entender a Desmosedici.
Lorenzo progrediu bastante anotando a oitava posição, a menos de um décimo de Dovizioso. O espanhol completou 73 voltas ficando à frente de Jack Miller, que mais uma vez teve uma sólida performance com o nono lugar. Aleix Espargaró confirmou o progresso da Aprilia fechando os dez primeiros. Confira aqui os resultados do dia.
Dessa vez, quem ficou para trás foi Valentino Rossi. Embora tenha tirado mais dois décimos em relação à ontem, os tempos caíram tanto que o italiano acabou recuando para a 11º posição na tabela, estabelecendo sua melhor volta na 13º de 52 passagens. Mesmo assim, a sua diferença em relação à Viñales foi de 0s9 décimos.
Na combinação dos melhores tempos ao longo dos três dias, pode-se notar que as voltas anotadas hoje foram as melhores da sessão, ocupando as dez primeiras posições. Na verdade, apenas Álvaro Bautista (11º) e Karel Abraham (21º) não conseguiram melhorar as suas marcas de ontem. Confira aqui a tabela de tempos combinados.