Maverick Viñales venceu hoje (14) o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP no Circuito das Américas. O espanhol se recuperou de uma má largada, ultrapassou todo mundo e venceu pela segunda vez no fim de semana. Marc Márquez chegou a assumir a ponta, mas acabou caindo.
O Grande Prêmio dos Estados Unidos foi uma corrida eletrizante até a 13 volta. Viñales (Aprilia), que venceu a Sprint Race ontem (13) e assegurou a pole position, largou mal e despencou de primeiro para a 11ª posição, deixando a liderança para o novato Pedro Acosta (GasGas).
Acosta mais uma vez deu show, não se intimidando em defender a liderança na frente de Jorge Martin (Pramac), Márquez (Gresini) e Pecco Bagnaia (Ducati) apenas em sua terceira corrida de MotoGP. Mais atrás, Viñales começava sua corrida de recuperação.
Martin e Márquez conseguiram ultrapassar Acosta na quarta volta. Mas o grupo permanecia próximo e trocando constantemente de posições. O octacampeão chegou a assumir a ponta na 11ª, mas acabou caindo sozinho quando parecia ter tudo sob controle e ficou de fora.
A essa altura, Viñales já havia ultrapassado Enea Bastianini (Ducati) e Bagnaia e se aproximava rapidamente dos primeiros. Não demorou muito para ele ultrapassar Martin e Acosta recuperando a liderança perdida na 13ª volta.
Claramente com a melhor moto do fim de semana, Viñales só precisava se concentrar em não errar e torcer para não ter problemas mecânicos novamente. Felizmente dessa vez tudo deu certo para o espanhol, que cruzou a linha de chegada com 1s7 de vantagem para Acosta.
Bastianini ultrapassou Martin na última volta para ficar com o último lugar do pódio. Discreto, Bagnaia preferiu apenas concluir a prova em quinto, com Fabio di Giannantonio (VR46) em sexto. Aleix Espargaró (Aprilia) foi o sétimo e Marco Bezzecchi (VR46) em oitavo.
Depois de um péssimo fim de semana, Brad Binder (KTM) ainda conseguiu chegar em nono, a frente de Raul Fernandez e Miguel Oliveira (Trackhouse), 10ª e 11ª, respectivamente. Fabio Quartararo (Yamaha) teve equipamento apenas para concluir em 12ª tendo superado Jack Miller (KTM) no final.
Agora, Martin lidera o campeonato com 80 pontos a frente de Bastianini com 59 e de Viñales com 56. Acosta é o quarto com 54, a frente do bicampeão Bagnaia que soma apenas 50 pontos até o momento. Binder vem em sexto com 49 e Márquez recuou para oitavo com 36.
GP dos EUA – Classificação Final
- Maverick Viñales, Aprilia, 20 voltas em 41min09s503
- Pedro Acosta, KTM +1.728 segundos
- Enea Bastianini, Ducati +2.703
- Jorge Martin, Ducati +4.690
- Pecco Bagnaia, Ducati +7.392
- Fabio Di Giannantonio, Ducati +9.980
- Aleix Espargaró, Aprilia +12.208
- Marco Bezzecchi, Ducati +13.343
- Brad Binder, KTM +14.931
- Raul Fernandez, Aprilia +16.656
- Miguel Oliveira, Aprilia +18.542
- Fabio QUartararo, Yamaha +22.899
- Jack Miller, KTM +24.011
- Augusto Fernandez, KTM +27.652
- Alex Márquez, Ducati +32.855
- Luca Marini, Honda +33.529
Não completaram
- Marc Márquez, Ducati, acidente
- Alex Rins, Yamaha, acidente
- Joan Mir, Honda, acidente
- Franco Morbidelli, Ducati, acidente
- Takaaki Nakagami, Honda, acidente
- Johann Zarco, Honda, problemas mecânicos