Satisfeito com o progresso realizado nos três dias de teste em Sepang, Maverick Viñales acredita que a Yamaha tem a melhor moto em ritmo de corrida. Mas, o espanhol ainda acha que há espaço para melhoras, tanto na parte técnica quanto em si mesmo: “ainda sou muito agressivo“, revela.
O novo piloto da Yamaha encerrou hoje (1º) os testes coletivos de Sepang com a volta mais rápida dos três dias combinados, 1min59s368. Contudo, o que mais chamou atenção foi seu ritmo de corrida. Viñales foi capaz de rodar dez voltas abaixo dos dois minutos, enquanto que o segundo colocado Marc Márquez, apenas três.
“Hoje de novo, como ontem, trabalhamos principalmente no ritmo da corrida. Estou bastante surpreso por atingir 1min59s e estou muito feliz, porque foi muito rápido e a moto estava indo bem. Nós tentamos muitas coisas durante esta semana, então eu acho que podemos ter um pacote melhor para o próximo teste na Austrália. Vamos trazer muitas coisas boas para Phillip Island. No momento é difícil dizer que aspecto da moto me surpreendeu mais. Estamos desenvolvendo a moto, tentando melhorar o pacote que temos, e eu acho que temos a melhor moto do momento para uma volta lançada e ritmo de corrida. Passo a passo estamos escolhendo as melhores coisas.” (Maverick Viñales)
Apesar do momento favorável, Viñales acredita que não é o suficiente. A equipe precisa continuar melhorando e também sua pilotagem, principalmente em frenagens. Comparando a Yamaha com a Suzuki que pilotou nos últimos dois anos, o espanhol acha que a principal diferença é a maior tração na M1.
“Gostaria de ser mais eficaz na frenagem, algo que eu preciso se encontrar Márquez ou Rossi na última volta. Eu tenho que admitir que estou bem, melhorado a cada volta, mas eu ainda tenho que trabalhar em mim, ainda não tirei pleno proveito do pacote da Yamaha, sou muito agressivo. Sem dúvida, a tração é muito consistente, tanto na entrada tal como ao longo da curva. Isto faz com que seja mais fácil de ser constante em tempos rápidos”.
Ontem (31), o mais veloz foi Andrea Iannone, com a Suzuki GSX-RR deixada por Viñales. O espanhol aproveitou a ocasião para fazer um elogio à sua ex-equipe: “Dá para ver que deixei uma moto bem acertada para Iannone!” disse o piloto de 22 anos provocando a risada dos jornalistas em Sepang.