O governo do Vietnã está analisando a possibilidade de proibir a circulação de motocicletas no centro de Hanói, sua capital até 2025. A medida seria aplicada para forçar os vietnamitas a usarem os transportes públicos.
Seria uma lei semelhante a que está começando a ser implementada entre os carros na Europa. Veículos de quatro rodas já tem circulação limitada em algumas ruas de Paris, Madri e Londres para diminuir a poluição do ar e os congestionamentos.
No leste asiático, no entanto, os veículos mais volumosos são os de duas rodas. Atualmente 4,9 milhões de motocicletas estão registradas em Hanói, e a previsão é de que esse número possa chegar a impressionantes 7 milhões até 2020.
A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão Popular, Nguyen Duc Chung. Situação semelhante é enfrentada em países próximos, como Índia, Indonésia e Tailândia, que hospedam grandes fabricantes de motocicletas de baixa cilindrada e scooters.
Na Malásia eles enfrentam o grave problema das corridas ilegais, que estão tentando contornar com o fechamento de algumas avenidas à noite. Se a proibição no Vietnã for aprovada, a polêmica está garantida, já que o país asiático, assim como o Brasil, precisaria de uma bela reforma em seu sistema de transporte público para aguentar o aumento de usuários.