A Suzuki publicou um vídeo onde mostra maiores detalhes de sua linha de produção de motocicletas em Hamamatsu, Japão, desde a concepção nas pranchetas até chegarem às concessionárias. É hipnótico.
O vídeo, de apenas sete minutos, tem em destaque a última geração da GSX 1340R Hayabusa, introduzida em 2021, mas também podemos ver muitas outras motocicletas, como a naked retrô, GSX-S1000 Katana, uma V-Strom 250 e a inédita GSX-8S.
O processo é limpo e meticuloso do início ao fim. Desde a fundição do bloco do motor até a montagem das peças, robôs e humanos trabalham em harmonia e em silêncio. A cultura japonesa é extremamente elegante em todos os sentidos.
As roupas de trabalho dos funcionários são brancas e azuis. Qualquer pequena mancha de graxa ou óleo apareceria, mas seus uniformes são mantidos imaculadamente limpos. Para os japoneses, isso é uma forma de representar a forma limpa e transparente de trabalhar.
O mais impressionante, no entanto, são os testes de durabilidade. Cada motocicleta passa por inúmeros testes de desempenho antes de chegar às concessionárias para verificar se são suficientemente resistentes à quebra do chassi e de outros componentes.
A partir daí, as motocicletas seguem para a última fase do processo, onde são embaladas e imobilizadas em caixas para o transporte. De lá, são exportados para diferentes revendedores ao redor do mundo para trazer felicidade aos futuros proprietários, inclusive no Brasil. Fascinante, não?