Marc Márquez deixou todos surpresos quando saiu em disparada no grid para o GP dos EUA para pegar uma segunda moto e poder largar com pneus slick. Uma manobra que não deu certo, mas que foi totalmente tramada por ele próprio como este vídeo demonstra.
Tudo começou cerca de 1h antes da largada, quando voltou à chover no Circuito das Americas, como já havia acontecido na sexta-feira. A corrida da Moto2 foi com pista molhada e não havia dúvidas de que a da MotoGP iria pelo mesmo caminho, pelo menos no início.
A cinco minutos da largada, todos estavam posicionados no grid com pneus para pista molhada. Mas as imagens mostravam que o asfalto estava praticamente seco e foi quando Márquez tramou uma jogada: abdicar da pole position para largar do pit-lane com a moto de pneus slick (para seco).
O vídeo acima revela como foi mesmo Márquez quem teve a ideia. “Se eu for lá [trocar de moto] e largar do pit-lane, vou largar em último, certo? Último no grid e sem penalidade?” pergunta a seu principal mecânico, Marco Rigamonti que responde: “Sim, você começa por último.” Márquez insiste: “Mas sem penalidade?” Na dúvida, Rigamonti pergunta ao gerente da equipe, Davide Tardozzi.
“Ele quer largar dos boxes agora com a moto de piso seco”, disse Rigamonti. Mas Tarzozzi avisa: “ele vai receber um ride through”. Rigamonti insiste: “Não se não a entrar com esta moto. Saia de lá [do pit lane] e simplesmente deixe esta moto no grid.”
A essa altura Márquez já estava decidido: “Vou largar por último e pronto. Será como se eu não tivesse seguido o procedimento normal de largada. Faltando três minutos, se estiver seco como agora, vamos. Os mecânicos voltam para os boxes, e eu saio.” E com um gesto conspiratório, ele sussurra no ouvido de Rigamonti: “Não conte a ninguém.”
Poucos segundos antes da volta de apresentação, Márquez saiu em disparada para os boxes. Pecco Bagnaia, ligado, não entendeu, mas fez a mesma coisa. Outros pilotos decidiram seguir a equipe líder iniciando uma sequência que causou atrasos generalizados na largada que, por via das dúvidas, a Direção de Prova decidiu abortar.
Mas o Diretor de Corrida Mike Webb explicou depois que a tramóia não passaria impune: “Tivemos uma situação semelhante na Argentina 2018. Reescrevemos as regras para garantir que qualquer um que troque o tipo de pneu ao sair do grid receba uma penalidade“, garantiu.
“Parece que a equipe de Márquez não esperava um ride through; talvez eles pensassem que simplesmente começariam do pit-lane ou do final do grid. Mas a regra diz que se você trocar os pneus dessa forma, você deve retornar à sua posição original após a volta de aquecimento e completar um ride through.”
Mesmo assim, Webb optou pela realização de uma nova largada em virtude da confusão que se seguiu. Maverick Viñales (KTM) ficou perigosamente no meio da pista. “com tantas motos e tanta confusão tentando tirar as pessoas do grid, decidi implementar um novo procedimento de largada.
Eles tiveram muita sorte de escapar impunes.”