Que a Yamaha MXT 850 Niken tem três rodas, não é mais uma novidade. Mas você sabe como a suspensão funciona? Não é como em um triciclo convencional e você descobre mais nesse vídeo.
A tecnologia chama-se oficialmente “Leaning Multi Wheel”, o que pode ser traduzido como Inclinação Multi-Rodas. Basicamente os engenheiros da Yamaha se basearam na geometria de um paralelogramo para criar um sistema em que as duas rodas inclinam-se simultaneamente a 45 graus.
Através de um mecanismo de direção de eixo duplo, o resultado, de acordo com a marca dos diapasões, é uma motocicleta com uma aderência em curvas surpreendente e muito superior a uma motocicleta convencional. É de se esperar, afinal há mais peso e borracha em contato com o solo.
A Yamaha gostou tanto do resultado que comprou todas as patentes referentes à tecnologia e já avisou que mais modelos serão feitos com esses princípios. No momento, apenas o scooter Tricidy e a Niken são assim. Se não gostou muito do visual das motos pode começar a se acostumar…