A R1300GS é a galinha dos ovos de ouro da BMW Motorrad, que a refina e constrói com muito cuidado. Nesse vídeo você acompanha o passo a passo na linha de montagem do modelo na fábrica da Alemanha.
A fábrica, localizada em Berlim, possui duas plantas distintas: uma automatizada e outra manual. Máquinas e 2 mil funcionários convivem em harmonia para produzir 900 motocicletas por dia. É onde eles fabricam todas as motos, exceto a linha G310, que vem da TVS Motors, na Índia.
O primeiro passo é preparar o chassi, que consiste em um quadro principal em chapas de aço e o subquadro traseiro em alumínio fundido. Ambos são preparados por uma máquina com grande precisão para garantir rigidez e estabilidade.
Depois, partimos para os motores. Um funcionário os verifica antes de inseri-los nos furos dos cilindros com lubrificante para evitar arranhões nas paredes. A transmissão é feita com uma prensa vertical e um robô aplica silicone para vedar a caixa de câmbio antes de conectá-la ao motor Boxer.
A parte final é a união de cada peça. Cada motor é aparafusado por robôs automáticos que garantem o torque correto. Cada peça é pintada de forma independente para formar a motocicleta inteira. O processo de pintura é manipulado por um operador que opera um robô, mas também é automático.
Não deve ser muito diferente do processo de produção que é feito na fábrica da BMW Motorrad em Manaus, a única fora da Alemanha e responsável por fornecer a linha inteira, inclusive a G310. A nova R1300GS já está em fase de pré-venda pela marca.