Agora que o Troféu Turista na Ilha de Man está encerrado, vamos aos vídeos. Tente não desenvolver uma sensação de vertigem acompanhando essa volta completa pelo circuito de 60 KM com Davey Todd e sua Honda CBR1000RR-R Fireblade.
Esse ano, o clima esteve ótimo na Ilha de Man e quase todas as sessões tiveram um sol brilhante. Bem diferente de outras ocasiões, onde a chuva, neblina e vento forte apareciam do nada no arquipélago britânico atrapalhando bastante as atividades.
Todd correu pela equipe Padgett’s Honda, e foi muito bem esse ano sempre em pé de igualdade com os líderes. O britânico, apontado com um dos nomes para liderar o IOMTT nos próximos anos só não foi melhor porque foi afetado por uma virose nos últimos dias de competição.
Isso, no entanto, só serviu para desacelerar ligeiramente Todd. Veja como a cabeça do piloto muda e se move ao longo dessas ruas e estradas. Esse ano, os pilotos superaram as 136 mhp de média horária, algo que só é possível fazer se você conhece o traçado como a palma da mão.
Para mim, o que mais chama atenção é a sensação de instabilidade. Os pilotos de MotoGP colocaram 366 km/h no GP da Itália, mas as motos parecem trens, de tanta estabilidade. Na Ilha de Man, os pilotos parecem a beira do desastre a cada segundo. Eles merecem o título de os mais ousados do mundo?