O que aconteceria se pegássemos um Lamborghini Aventador SVJ contra uma Suzuki GSR 1340R Hayabusa 2022? Foi isso que os colegas da British Carwow averiguaram nesse vídeo.
Os dois veículos foram levados para competir assim como saíram de suas respectivas fábricas. Ou seja, o Lamborghini com 770 cv de potência e 720 Nm de torque e a Hayabusa com 190 cv e 150 Nm de torque. Olhando friamente para os números, uma vitória fácil do supercarro, certo?
Mas não é o que se vê na prática. Na primeira corrida de 400 metros, o Aventador se impõe na largada, mas a Hayabusa se recupera ao longo do percurso para vencer com folga. O mesmo acontece na prova seguinte, com largada em movimento, com a nossa superbike deixando o Lambo para trás no wheelie.
Parece que a relação peso/potência exerce um papel fundamental em uma prova de arrancadas, não dando chance para o Lamborghini. Mas houve uma prova em que venceu: a de frenagem. Apesar de mais pesado, o carro foi capaz de parar até a inércia total significativamente antes, graças aos seus quatro pneus ultra largos.