A Pirelli está inaugurando, essa semana, uma nova pista de testes no Brasil. Com um total de 3,7 quilômetros de extensão, o Circuito Panamericano é chamado de “o maior complexo multipistas de toda América Latina”.
Localizado na cidade de Elias Fausto, no interior de São Paulo, o Circuito Panamericano está em um terreno de 1.650.000 m², cerca de oito vezes maior do que o antigo campo provas da Pirelli em Sumaré (SP), utilizado pela marca italiana no país desde 1988.
O complexo conta com sete tipos de circuito: “Pista de Dry Handling” (para testes de dirigibilidade e performance em pista seca); “Pista de Wet Handling” (para testes com pista molhada artificialmente); “Pista Steering Pad” (testes de aceleração lateral); “Pista de Comfort” (testes de ruído, vibração e aspereza); “Testes Especiais” (com a utilização de instrumentos de medição), “Pista de Ruído Externo” e “Circuito off-road” (testes de dirigibilidade em terra, lama e grama).
Os boxes, com 240m², contam com toda a estrutura necessária para o recebimento de equipes profissionais, como ar comprimido, portas automáticas e até escritórios climatizados. O centro ainda conta com auditório, salas de briefing e de imprensa.
“O Circuito Panamericano é maior e mais versátil em relação à antiga pista de provas, graças à estrutura multipista que permite a realização de um número maior e mais sofisticado de testes, otimizando também o tempo de desenvolvimento”, disse Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli na América Latina. “A estrutura lança mão da tecnologia de ponta disponível no setor para reforçar o desenvolvimento dos produtos da Pirelli e dos parceiros, em prol do consumidor“.
“O projeto desenvolvido pela Pirelli durante estes anos é impulsionado pela busca constante dentre as mais avançadas fronteiras tecnológicas da fabricação de pneus, com o emprego crescente da digitalização dos processos industriais e o foco no segmento High Value, assim como pela evolução da indústria automobilística e pelas novas exigências do consumidor“, disse Cesar Alarcon, CEO da Pirelli na América do Sul.
Concebido em 2012, a um custo de aproximadamente 90 milhões de reais, o Circuito Panamericano está à disposição, não apenas aos testes da Pirelli, mas também às montadoras e parceiros para a realização de avaliações técnicas e outras atividades, como track days e cursos de pilotagem.