A Polícia Rodoviária Espanhola, que lá é chamada de “Direção Geral de Trânsito” (DGT) está filmando a distância os motociclistas que realizam manobras imprudentes nas estradas para multá-los, além de colocar o vídeo nas redes sociais como mau exemplo.
???️Especial #CampañaVigilanciaMotos 29-30 mayo
▶️ El riesgo de morir en un accidente de tráfico si viajas en moto se multiplica x 17.
?Y si no cumples las normas y conduces imprudentemente el riesgo de sufrir un accidente se multiplica⚠️. #LaCarreteraNoEsUnCircuito pic.twitter.com/BTBAjIVCes
— Dir. Gral. Tráfico (@DGTes) May 29, 2021
É o caso desse vídeo registrado no dia 16 de maio a partir de um de seus helicópteros. Pilotando uma MV Agusta, o impaciente motociclista ignora completamente as faixas duplas ultrapassando carros, bicicletas e até outras motos grandes.
Na Espanha, ultrapassagens em faixa dupla geram multas entre 200 e 400 euros, dependendo do caso. Lá, entretanto, os pontos para poder dirigir são retirados ao invés de acumulados, de modo que esse motociclista teve uma bela surpresa ao chegar em casa.
A DGT ainda realizou recentemente uma pesquisa que examinava os acidentes de moto na Espanha. Eles afirmam que 55% dos acidentes fatais ocorrem nos finais de semana, a grande maioria (85%) em rodovias convencionais.
Eles também observaram que homens entre 35 e 44 anos, com 20 anos ou mais de experiência como o grupo mais sujeito a sofrer acidentes. 71% são motos acima de 500cc ou mais e 55% têm 10 ou mais anos de idade.
Por fim, a análise indica que pouco mais da metade (57%) dos acidentes são saídas de pista ou que não há colisão com outro veículo. O plano especial de vigilância da DGT está em ação desde o último final de semana de maio.