A MV Agusta tem estado quieta em torno dos modelos “Lucky Explorer” anunciados em 2021. Agora, apareceu um vídeo mostrando o CEO, Timur Sardarov pilotando uma versão pré-série da moto, que deve estar nas concessionárias esse ano.
O vídeo mostra Sardarov saindo para dar uma volta no modelo Lucky Explorer 9.5, com motor de três cilindros em linha e 930 cm³ o que pode ser confirmado só pelo ronco. Estranhamente a moto não está com os adesivos característicos dando a entender que se trata de um modelo pré-série.
A MV Agusta fez bastante barulho em 2021 sobre o projeto Lucky Explorer, onde anunciava a sua entrada nos segmentos adventure de médio e grande deslocamento com dois modelos. Para conquistar o coração de todos, as motos são inspiradas nas Cagiva Elefant do Rali Dakar dos anos 1980.
Mas, de lá para cá, muita coisa aconteceu envolvendo a MV Agusta. Primeiramente a Guerra na Ucrânia, que eclodiu em fevereiro de 2022. Como a marca era controlada 100% por uma empresa de origem russa, as coisas se complicaram no que concerne à sanções e embargos econômicos.
A saída foi vender 25% das ações para a Pierer Mobility AG, controladora da KTM. Isso terá consequências diretas para a marca italiana. Em uma entrevista recente, o CEO Stefan Pierer disse que a empresa de design dos austríacos, a Kiska abrirá um escritório na cidade da MV Agusta, Varese.
Além disso, o executivo disse que a Pierer Mobility terá que assumir a distribuição das motos mundialmente e que os modelos Lucky Explorer não fazem a sua cabeça. Especialmente o 5.5, que nada mais é do que uma Benelli TRK 502, desenvolvida pela sua controladora chinesa QJ Motor.
O futuro da Lucky Explorer 5.5 parece, portanto, incerto a essa altura. Mas a praticamente pronta 9.5 deve ser lançada, provavelmente no Salão de Milão desse ano, apesar das objeções de Pierer. Seu foco agora tem sido abrir novos pontos de venda conjuntos KTM/Husqvarna/GasGas/MV Agusta.