A piloto de provas australiana Valerie Thompson tomou um grande susto no último final de semana, quando perdeu o controle de sua moto experimental à 552 km/h, enquanto tentava quebrar um recorde mundial de velocidade máxima na Austrália.
A empreitada aconteceu nas salinas de Lake Gairdner durante o “World Speed Trails”, o mesmo evento onde um homem cego conseguiu estabelecer um novo recorde em sua classe, com uma Kawasaki ZX-10R.
Thompson já havia ganhado notoriedade em 2016 quando assegurou o posto de mulher mais rápida do mundo em uma motocicleta atingindo 489,66 km/h de média. Agora, ela queria ir mais longe e assegurar o recorde absoluto em duas rodas, 605,11 km/h.
Para tal, ela e sua equipe criaram o “Bub 7”, uma motocicleta com design “streamliner” em fibra de carbono com 6,4 metros de comprimento e um coeficiente de arrasto absurdamente baixo: apenas 0.08 Cx. O motor de 3000cc com turbocompressor fornece mais de 500 cv.
Potência, aerodinâmica e baixo peso (apenas 725 kg) costumam resultar em altíssimas velocidades, mas também em algum descontrole se algo der errado. E foi o que aconteceu. Após atingir 552 km/h na primeira passagem, Thompson perdeu o controle do veículo na segunda e, conforme você pode ver nas imagens, faltou muito pouco para que algo mais sério acontecesse.
Felizmemente o paraquedas reduziu rapidamente a velocidade, mas ainda assim o veículo demorou dois quilômetros para parar por completo. “O BUB 7 não está em boas condições, mas me protegeu, consegui sair depois desse terrível acidente“, comentou Thompson que teve apenas ferimentos leves.