O piloto do campeonato norte-americano MotoAmerica Mathew Scholtz estava dando uma entrevista sobre suas perspectivas para a temporada quando a sua motocicleta começou a pegar fogo atrás de si.
Scholtz estava sendo entrevistado pelo canal oficial do MotoAmerica nos boxes de sua equipe, a Westby Racing, quando a motocicleta, uma Yamaha R1, irrompeu em fogo atrás dele. Felizmente, as chamas rapidamente foram debeladas e a superbike foi salva.
O diretor da equipe, Chuck Giacchetto agradeceu ao jornalista e às câmeras por rapidamente avisarem do incêndio impedindo a perda total: “Agradeço por estarem lá e notaram o incêndio antes de Mathew. Também quero agradecer ao meu pessoal, eles foram incríveis com os extintores de incêndio, e também a todas as pessoas que depois limparam a moto e os boxes”.
A causa do incêndio foi um problema na bateria: “Não vou entrar em detalhes sobre qual parte falhou, vou apenas dizer que foi uma parte que estávamos testando. É óbvio que o teste não correu muito bem… Mas são coisas que acontecem. Por isso fazemos testes, para ver se funciona.”
O incidente aconteceu no circuito de Buttonwillow, na Califórnia, onde a maioria das equipes do MotoAmerica está reunida para uma sessão de testes coletivos. Scholtz conseguiu voltar à pista hoje (10). A temporada 2023 do campeonato começa entre 9 e 11 de março em Daytona.