A tecnologia de impressão em 3D está crescendo de tal maneira que até uma motocicleta inteiramente produzida dessa forma é capaz de funcionar. É o que vemos nesse vídeo, com o projeto experimental da empresa Nowlab.
Ao lado da fabricante de impressoras 3D BigRep, os projetistas Marco Mattia Cristofori e Maximilian Sedlak criaram a “Nerabike”, a primeira motocicleta totalmente impressa e funcional em 3D do mundo.
Todas as peças, incluindo pneus, aros, quadro, garfos e assento foram impressas em 3D, com exceção do sistema elétrico. O que demonstra as imensas possibilidades que a tecnologia da manufatura aditiva possibilita, assim que os preços ficarem mais acessíveis.
“A Nera combina várias inovações desenvolvidas pela Nowlab, como o pneu sem ar, a integração funcional e a tecnologia de sensores incorporados”, explica Daniel Büning, co-fundador da Nowlab. “Esta moto e nossos outros protótipos aumentam os limites da criatividade da engenharia e redefinirão a tecnologia da manufatura aditiva como a conhecemos”, acredita.
A manufatura aditiva (mais conhecida como impressão 3D) tende a causar uma “segunda revolução industrial” nos próximos anos. Isso significa que um dia tudo o que você precisará fazer para obter uma nova peça para sua motocicleta é baixar o design do projeto e “imprimi-lo” em uma impressora 3D local, o que definitivamente mudará o papel das concessionárias e de como construímos veículos.