Quando se trata de recordes de velocidade, é uma batalha para ver quem consegue fazer a moto mais grande e louca. Essa aqui, construída no quintal de casa, tem um motor a vapor que quebrou um recorde de velocidade atingindo quase 300 km/h.
A criatura é filha de um casal incomum, Graham e Diana Sykes, ambos com mais de 60 anos, que se lançaram no projeto de nove anos gastando 70 mil libras até que funcionasse direito. O objetivo era criar uma moto recordista de velocidade que não agredisse o meio ambiente.
Chamada de “Force of Nature”, a motocicleta utiliza óleo vegetal de cozinha reaproveitado para transformar água superaquecida em vapor, que movimenta um pistão e põe o veículo em movimento, não muito diferente de uma locomotiva de 100 anos atrás.
A moto, que foi construída especificamente para quebrar recordes, já chegou a 289 km/h, mas isso não valeu para o registro oficial. Ainda assim, o veículo atingiu uma velocidade inicial de 263,61 km/h em 3,878 segundos ao longo de 200 metros.
Graham Sykes ainda conta que criou uma equipe só para quebrar esses recordes mundo afora. E devemos ouvir falar deles novamente. “Há muito poder por vir e estaremos rodando mais rápido nos próximos meses“, garantiu. Um jeito excitante de curtir a aposentadoria, sem dúvida.