Carros e motos, como sempre dividindo espaço, mesmo na imensidão das planícies sauditas do Rali Dakar. Esse flagra revela o momento em que dois competidores se acham no caminho do Estágio 1 da competição.
This should not have been a five-minute penalty for Giniel de Villiers (like he received), it should be an instant disqualification the second he drove off without checking on the biker 🤬 #Dakar2022 pic.twitter.com/zBLsIbSnbR
— Simon Patterson (@denkmit) January 3, 2022
O incidente aconteceu quando o piloto da Toyota, Giniel de Villiers colide com o chileno da KTM, Cesar Zumaran. No vídeo, parece que a picape acerta o motociclista, que senta no chão enquanto eles “fogem” sem prestar assistência. Isso resultou em uma punição de seis minutos ao sul-africano.
Mas depois, De Villiers explicou melhor o que aconteceu: “Havia espaço suficiente à sua direita para passar com segurança, mas inesperadamente nosso carro foi chutado para a esquerda por uma pedra”, explicou. “Paramos imediatamente e invertemos. O piloto levantou-se e acenou para que passássemos, o que fizemos em segurança.“
“Devíamos ter parado para verificar se ele estava bem, mas porque ele nos acenou, pelo nosso entendimento foi de que ele estava bem. Quero me desculpar por não parar e também pelo infeliz incidente. O piloto continuou a terminar a etapa e ainda está na corrida. Desejo a ele uma corrida segura e de sucesso.” Ambos continuam na prova.