Wayne Gardner anunciou hoje (7) que está sendo produzido um filme sobre a sua vida e carreira. Em 1987, o australiano foi o primeiro campeão mundial de seu país na MotoGP, quando a categoria ainda se chamava 500cc.
E é justamente essa improvável escalada rumo ao “Olimpo do motociclismo” o tema central do filme, que será do gênero documendrama. O diretor é o também australiano Jeremy Sims, responsável por Pelotão de Elite (2010).
“É uma história de velocidade, perigo, amor, adversidade, vontade tenaz e, finalmente de triunfo”, explicou Sims. O produtor Fraser Brown vai além: “O filme é sobre o caráter de Wayne Gardner e como ele deixou de ser um menino de Wollongong e se tornou um herói australiano“, explicou.
O financiamento está garantido com o patrocínio da Screen Australia Film e da Comissão de Cinema da Nova Zelândia. Além disso, há o apoio da Henla Investiments e White Comet Films. “Estou muito emocionado“, confessou Gardner. “A produção já começou e deve estar pronto no final do ano e início do próximo“, acredita.
O sucesso de Gardner abriu as portas da MotoGP para muitos novos pilotos australianos. Logo em seguida, o piloto dividiu os boxes da Honda com Mike Doohan, que se tornaria pentacampeão consecutivo (1994 a 1998). Nos anos 2000, Casey Stoner sempre disse que Gardner havia sido uma de suas principais influências.
Há mais filmes de motociclismo sendo aguardados, como que conta a história do popularíssimo piloto inglês Barry Sheene, campeão em 1976/77. Há também uma produção em andamento sobre o lendário Joey Dunlop, o mais bem sucedido piloto de corridas de estrada de todos os tempos.