O Grupo Polaris, conglomerado americano que detém, entre outras empresas a Indian anunciou ontem (9) que começará imediatamente a liquidar a marca Victory Motorcycles. Em 2017, a marca está completando dezoito anos de idade.
Relativamente desconhecida no Brasil, a Victory produz motocicletas custom, esportivas e elétricas, sendo a quarta maior dos Estados Unidos em market share. As vendas globais, no entanto, nunca decolaram, rendendo pouco mais de 10.000 unidades globalmente.
“Essa foi uma decisão incrivelmente difícil para mim, minha equipe e a diretoria da Polaris. Ao longo dos últimos 18 anos, investimos não só recursos, mas nossos corações e almas, em forjar a marca Victory Motorcycles, e estamos excepcionalmente orgulhosos do que nossa equipe realizou. Desde o início, nossas equipes projetaram e produziram cerca de 60 modelos da Victory que foram homenageados com 25 dos melhores prêmios da indústria. A experiência, o conhecimento, a infraestrutura e a capacidade que construímos nesses 18 anos nos deram a confiança necessária para adquirir e desenvolver a Indian, por isso gostaria de expressar minha gratidão a todos os associados da Victory Motorcycles e celebrar suas muitas contribuições.” (Scott Wine, presidente e CEO da Polaris Industries)
De acordo com a Polaris, eles tentaram viabilizar uma quota de mercado necessária para manter a Victory rentável, mas isso não foi possível e eles ficaram sem outras opções senão liquidar suas partes. O grupo, contudo garantiu fornecer peças por um período de 10 anos, além de serviços e cobertura de garantia aos concessionários e proprietários.
O processo de liquidação do negócio começa imediatamente e espera-se que esteja totalmente concluído em 18 meses. Todas as patentes, tecnologias e propriedade intelectual continuam a ser propriedade da Polaris. Isso significa que a Indian e outras partes podem se beneficiar da investigação e desenvolvimento empreendido pela Victory.