Inspirado pelo filme “Diários de Motocicleta”, filho de Che Guevara cria agência de viagens que leva clientes a viajarem por Cuba em motos Harley-Davidson.
A agência se chama “La Poderosa”, o mesmo nome da moto Norton 500 na qual Che usou para percorrer Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela entre dezembro de 1951 e julho de 1952, cobrindo mais de sete mil quilômetros pela América do Sul.
Guevara fez a travessia ao lado do amigo Alberto Granado e a aventura virou o filme “Diários de Motocicleta”, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e lançado em 2004. Agora, o filho caçula de Che, Ernesto Guevara, pretende explorar aos turistas esse lado motociclístico e aventureiro do pai, capturado e executado pelo exército boliviano em outubro de 1967.
“Ernesto Guevara herdou do pai a paixão por motocicletas que lhe permitiu viajar pelo país e e conhecer alguns outros. Oferecemos circuitos que combinam o desfrute de variadas paisagens da Ilha e o contato íntimo com a parte da história de uma revolução única. Vamos fazer de sua viagem uma experiência única, um livro de memórias inesquecíveis. Cuidamos pessoalmente de cada detalhe durante a sua viagem”, diz o site La Poderosa Tours.
São dois pacotes: de seis dias (3 mil dólares) e nove dias (5 mil dólares), feitos sob medida para o cliente. Os planos não incluem voos. O salário médio mensal em Cuba, por sua vez, está em torno de 20 dólares. Um dos guias é Camilo Sanchez, o filho do guerrilheiro cubano Antonio Sanchez Diaz, também conhecido como “Marcos”. Ele foi morto durante uma batalha de 1967.
O roteiro inclui passagens por pontos chave da revolução de janeiro de 1959, como uma visita à fortaleza La Cabaña em Havana (que virou escritório de Che) assim como a cidade de Santa Clara, distante 270 km da capital e que foi tomada pelos guerrilheiros em dezembro de 1958.