Embora seja veterana no Brasil, com mais de 10 anos de estrada, os clientes norte-americanos da Honda vão conhecer a XRE 300 pela primeira vez nos próximos meses.
Desde que surgiu em 2009 com a missão de substituir duas motos, XR250 Tornado e NX4 Falcon, a XRE 300 tornou-se na motocicleta adventure de média cilindrada mais vendida do Brasil, com 15.904 unidades emplacadas no primeiro semestre (dados da Fenabrave) e 6º modelo mais vendido da marca nesse período.
Números que certamente atraíram o interesse da Honda North America, que decidiu oferecer nos Estados Unidos e Canadá exatamente a mesma motocicleta que conhecemos tão bem. Inclusive, até as versões são as mesmas do modelo 2022, Standard e Rally, nas cores cinza metálico e vermelho.
O motor também é o mesmo monocilíndrico de 291 cm³, de duplo comando e refrigeração líquida que tanto divide opiniões. A potência anunciada pela mídia local é a mesma daqui: 26 “pôneis” disponíveis (sem brincadeira) que proporciona uma tocada animada na cidade e que inspira confiança fora dela.
O sucesso da XRE 300 no Brasil parece ser uma grande fonte de interesse e argumento de vendas. O modelo é citado como “o ADV leve mais vendido na região” e “que invadiu o mercado sul-americano”. Inclusive, o nosso preço atualizado é mencionado, R$ 20.390, o que em uma conversão simples dá US$ 3.966 dólares americanos.
Na América do Norte, a XRE 300 vai enfrentar modelos não exatamente atualizados, como Yamaha XT 250 (US$ 5.199), Kawasaki KLX 300 (US$ 5.599), Suzuki DR-Z400S (US$ 6.899), Royal Enfield Himalayan (US$ 4.999) e BMW G310GS (US$ 5.945). Sempre ficamos com a impressão de que o exterior recebe todas as novidades primeiro e apenas depois chega a nossa vez, mas nesse caso foi o contrário.