O Grupo Piaggio encomendou à Interbrand, empresa que presta serviços de consultoria de marcas, um estudo sobre o valor financeiro da Vespa. A fabricante italiana foi avaliada em € 906 milhões de euros, cerca de 5,6 bilhões de reais.
O estudo foi realizado utilizando técnicas de avaliação financeira comprovadas, incorporando um conjunto completo de informações, como dados de mercado e estudos quantitativos realizados nos dez principais mercados da marca. A Vespa foi considerada única e reconhecida mundialmente, graças à combinação de design italiano, estilo de vida e tradição.
“O termo icônico é usado em demasia, mas realmente não há outra maneira de definir essa marca“, disse Manfredi Ricca, diretor de estratégia global da Interbrand. “Vespa é uma marca histórica, mas em constante evolução; profundamente italiana e amada globalmente; é premium e ao mesmo tempo inclusiva. Nosso trabalho de avaliação não só coloca o sucesso desta marca em números, mas também mostra que a Vespa é única na encruzilhada entre mobilidade, expressão e cultura“.
Entre os principais fatores que contribuem para a força da marca (Brand Strength Score), distinção e afinidade desempenham um papel primordial. O primeiro destaca o grau de diferenciação dentro do setor, pela singularidade e reconhecibilidade do design dos seus veículos e do patrimônio cultural que o caracteriza. O segundo destaca os fortes sentimentos dos clientes em relação à marca. No geral, a Vespa atua em uma arena competitiva “que vai muito além da pura mobilidade, satisfazendo desejos como expressão do estilo e do lazer de cada um”.
“A Vespa é um ícone de estilo“, explicou Michele Colaninno, CEO de estratégia, produto e inovação do Grupo Piaggio. “Por isso, precisamos começar a nos comparar com outras marcas globais que pertencem a outras categorias que não a pura mobilidade. Por isso, pedimos à Interbrand, consultoria de marcas líder mundial, para determinar e analisar o valor financeiro da marca Vespa: não é um objetivo, mas simplesmente um novo ponto de partida para continuar a construir o futuro da Vespa”.