O Grupo Piaggio anunciou ontem (27) que a primeira Vespa totalmente elétrica de sua história começará a ser produzida em série a partir de setembro. O modelo chamado apropriadamente como “Elettrica” estará nas concessionárias europeias até o fim do ano.
O modelo foi apresentado como conceito no Salão de Milão de 2016 e chamou atenção por conter o visual “clássico” da marca, mas com um motor elétrico capaz de render 4 kW de potência de pico e 2 kW contínuos, o equivalente à um scooter de 50cc.
Com dois modos de pilotagem disponíveis, “eco” e “power”, a Vespa Elettrica possui uma autonomia de 60 milhas (em torno de 100 quilômetros), mas possui um carregador a bordo, o que pode estender ainda mais o alcance do scooter.
O modelo também conta com outras modernidades, como painel em TFT e conectividade Bluetooh para smartphones, o que certamente ajudará a tornar o Elettrica relevante entre os usuários urbanos conectados de hoje em dia.
A produção inicial acontecerá na fábrica da Piaggio em Pontedera na Itália, a mesma em que a primeira scooter Vespa foi produzida em 1946 e as primeiras unidades estarão nas concessionárias em outubro. Em 2019 deve chegar à outras partes do mundo, inclusive o Brasil.