A Ducati 959 Panigale ainda é uma novidade em todos os mercados, mas a marca italiana já planeja uma versão especial para o final desse ano. O modelo será chamado de “Panigale Corse” e deve conter ingredientes mais esportivos.
Quem fez a revelação foram os norte-americanos do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB). Os documentos registrados apontam que a Panigale Corse produz exatamente as mesmas emissões de poluentes da 959 convencioanal. Então, o que isso quer dizer?
Muito provavelmente a nova motocicleta compartilha o mesmo motor e chassi da 959 Panigale standard, com as novidades ficando por conta de novas suspensões, freios, eletrônica e grafismos, quem sabe até alguns componentes em alumínio.
Seguindo por essa lógica, a Panigale Corse pode conter a mesma centralina eletrônica da 1299, com maiores possibilidades de ajuste, como controle do freio motor e de empinadas. Também seria possível introduzir a última geração do controle de tração EVO e dos freios ABS Bosch 9.1M.
Concebida para ser uma superbike “média”, a 959 Panigale possui garfos Showa com amortecedor Sachs na traseira. A versão Corse, no entanto, pode montar suspensões esportivas Öhlins permitindo ao piloto fazer mais bonito em estradas eventuais e track days.
Não é a primeira vez que a Ducati faz uma iniciativa semelhante. Em 2012, eles lançaram a 848 Corse, que ganhou a versão especial “Corse SE” no ano seguinte, contendo um tanque de alumínio mais leve, amortecedor traseiro Öhlins e pintura tricolor. O lançamento da Panigale 959 Corse deve acontecer no Salão de Milão, em novembro.