O ano ainda não acabou, mas na Honda todos já sabem que 2024 foi bem sucedido. Os últimos resultados comerciais apontam que a fabricante japonesa já está 8% a frente de 2023 e deve encerrar o ano próxima de seu recorde pessoal.
Os dados vem do Motorcycles Data, organização independente que rastreia novos registros de veículos em mais de 85 países. A avaliação dos oito primeiros meses do ano nos dá uma ideia de quão bem a Honda está se saindo, com um aumento de 8% em relação a 2023, que já havia sido muito bom.
Após o recorde histórico registrado em 2018, o único ano com mais de 20 milhões de vendas globais, a Honda foi – como todas as outras – profundamente atingida pelos efeitos da pandemia de covid-19. O resultado é que as vendas caíram para 15 milhões em 2020.
Mas a recuperação começou no ano seguinte, com 17 milhões em 2021, 17,7 milhões em 2022 e 18,5 milhões em 2023, a 4ª maior marca de todos os tempos para a Honda. Em 2024, após os primeiros 8 meses do ano, as vendas já somavam 13,07 milhões (+8%).
Com isso, a Honda projeta que até o fim de dezembro – se nada de anormal acontecer – eles estarão bem próximos dos recordistas 20 milhões e com grandes chances de atingir o segundo melhor resultado de todos os tempos.
Muito desse crescimento é impulsionado pelo leste asiático, especialmente em países como Indonésia (onde domina e controla o mercado há décadas) e Índia (incluindo Bangladesh, Paquistão e vizinhos) que viu um exponencial crescimento de 33,5% e já começa a desafiar a Hero pela liderança.
No resto do mundo, as vendas também estão crescendo, como na nossa vizinhança da América Latina (+13,5%) e América do Norte (+3,3%). Por outro lado, foi observada uma diminuição na Europa (-2,8%), assim como na China, Japão, Coreia e Taiwan (-11,3%).
É importante destacar que as vendas de motocicletas da Honda incluem ainda máquinas de quadriciclos e UTVs. Mas já está claro que 2024 foi um grande ano para a Honda. Voltaremos em janeiro com os resultados definitivos do ano.