A FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou os resultados de vendas no Brasil durante o primeiro trimestre de 2022. O mercado de duas rodas apresentou uma alta de 33,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram 274.766 motocicletas emplacadas nos três primeiros meses de 2022, ao passo que no mesmo período de 2021 apenas 205.538 unidades foram autorizadas a ganhar as ruas. Isso também significa que o segmento das duas rodas cresceu a sua participação no mercado de 3,2% para 3,7%.
Apesar disso, as vendas totais de veículos (carros, motos, caminhões e ônibus) no Brasil tiveram resultados decepcionantes, apresentando uma queda de 7,58% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Para o presidente da FENABRAVE, José Maurício Andreta Jr., isso é o reflexo de um conjunto de fatores, nacionais e globais.
“A variante Omicron afetou a produção de diversos componentes industriais e a venda de veículos, no início do ano. Em seguida, houve o conflito entre Rússia e Ucrânia, que deixou muitos consumidores preocupados, especialmente, com os preços dos combustíveis”, afirma Andreta Jr.
Segundo a FENABRAVE, o preço do petróleo subiu 34,8% no mercado internacional, enquanto o Real valorizou 16%. Isso implica em um aumento de 13% no valor repassado às distribuidoras. A variação percentual da gasolina, no ano, foi de 24,7%, no preço da Petrobras para as distribuidoras. “Esta elevação impacta na decisão de compra dos consumidores de veículos e reflete no desempenho do nosso setor”, esclarece Andreta Jr.
Como de hábito, a região sudeste foi a líder nos emplacamentos, seguido da nordeste, com norte, sul e centro-oeste bem atrás. Entre as fabricantes, a Honda continua disparada na frente (74,67%), embora seu market share tenha diminuído ligeiramente nos últimos anos. Na sequência vem Yamaha, Shineray e BMW.
Entre os segmentos, nenhuma surpresa, com Honda CG160, Biz e Bros sendo as motocicletas mais emplacados – de longe. O destaque aconteceu entre as custom, com a Royal Enfield Meteor 350 assumindo a liderança da categoria, embora a Fenabrave agrupe modelos tão díspares como Kawasaki Vulcan S e Triumph Boneville no mesmo grupo.
Uma informação de relevância podemos encontrar na comparação entre os segmentos. Apenas os chamados “City” e “Scooter/Cub” apresentaram crescimento do primeiro trimestre de 2021 para 2022, com todos os outros em queda, principalmente o “Trail/Fun”, com -19,82%.