O grupo Pierer Mobility AG, responsável pelas marcas KTM, Husqvarna e GasGas anunciou os resultados comerciais de 2022. As três fabricantes de motocicletas anotaram um crescimento nas vendas em relação a 2021.
Aproximadamente 130.000 motocicletas foram vendidas na Europa e dois terços das motocicletas (cerca de 245.000) fora da Europa, especialmente na Índia, América do Norte e Austrália, representando um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2021.
Os números de vendas na Índia e em outras partes da Ásia são difíceis de entender, pois os modelos são construídos em vários países diferentes (Índia, China) sob várias marcas diferentes (Bajaj e CFMoto). No Brasil eles são montados na fábrica da Dafra e comercializados pela Factory Powersports.
No ano fiscal de 2021, a Pierer Mobility alcançou um faturamento recorde de € 2,1 bilhões e um lucro (EBIT) de € 193,5 milhões, empregando mais de 5.000 pessoas no ano passado. Naquele ano, ainda foram vendidas 332.881 motocicletas; o que já era um bom crescimento de 23% em relação a 2020.
Os números de faturamento e lucro, no entanto, vão além das marcas de motocicletas mencionadas, porque o Pierer Mobility Group também inclui várias marcas de bicicletas (elétricas): Husqvarna e-Bicycles, GasGas Bicycles, Felt Bicycles e R Raymon.
Em termos de bicicletas, também houve crescimento: foram vendidas 118.427 e-Bikes e bicicletas normais no ano passado, onde ainda eram 102.753 em 2021. Com isso, o departamento de bicicletas registrou um crescimento de faturamento de 15%.
Além de motocicletas e bicicletas, o volume de negócios também é gerado dentro da empresa austríaca pela WP Suspension, Kiska Design, os carros X-Bow, entre outros. A MV Agusta também será adiciona aos números no próximo ano, já que Pierer comprou recentemente mais de 25% das ações da marca.