A Pierer Mobility AG, empresa responsável pelo gerenciamento da KTM revelou os resultados comerciais definitivos do ano de 2020. Como se esperava as vendas caiu 3,4%, embora a produção total tenha aumentado.
Os austríacos encerraram o ano passado com 270.047 motocicletas comercializadas em todo o mundo, ao passo que em 2019 haviam sido 280.099 unidades, ou seja, não muito diferente do reportado pela maioria das fabricantes.
O primeiro ano do Coronavírus foi difícil para a indústria de motocicletas, principalmente no primeiro semestre, devido aos bloqueios regionais, paralisações na produção e interrupções nas cadeias de suprimentos.
Curiosamente, a KTM também relata que sua produção global de motocicletas aumentou 1,8% no ano passado, para 265.321 unidades, embora os números na Áustria tenham diminuído 12%, para 160.098 unidades.
Isso provavelmente se deve ao período em que a fábrica de Mattighofen permaneceu fechada entre março e abril de 2020. A perda, no entanto, foi compensada pelas motos montadas fora da Áustria, especialmente na Índia com os parceiros da Bajaj Auto.
É por isso que as marcas tem buscado cada vez mais parceria com os asiáticos, para não deixar a sua produção refém de uma única fábrica. Agora, a KTM busca fazer o mesmo com os chineses da CFMOTO.
São eles que vão produzir as 790 Duke e Adventure na China ainda em 2021, o que deve trazer os números ao final do ano ainda mais para cima. O acordo ainda prevê que os chineses tenham liberdade de criar a própria linha de modelos, baseada na KTM.