A Harley-Davidson divulgou hoje (23) o seu balanço financeiro do primeiro trimestre de 2019. Assim como já havia sido visto em 2018, as vendas de motocicletas registraram nova queda, de -3.8%. Enquanto isso, a receita líquida aumentou. Entenda.
Foram 49.151 unidades comercializadas globalmente, enquanto que no mesmo período de 2018 a marca de Milwaukee havia fechado com 51.086. Para se ter uma ideia, em 2016 as vendas haviam sido de 57.458 exemplares no 1º trimestre.
Em seu quintal, os Estados Unidos, foram apenas 28.091 unidades vendidas, enquanto que 2018 haviam sido registradas 29.309, uma retração de -4,2%. Na Europa, Oriente Médio e África as vendas permaneceram praticamente estáveis (-0,6%).
Mas mesmo em mercados onde a Harley-Davidson espera ir bem, os resultados ficaram muito aquém do esperado, como os -4,0% registrados na Ásia e os incríveis -10,6% na América Latina, continente onde a fabricante tradicionalmente vai muito bem. Confira no quadro abaixo.
Mas nem tudo é negativo em meio a esses números. A exemplo de 2018, a receita dos Serviços Financeiros segue aumentando. Isso significa que, se está ganhando menos, a marca também está gastando menos, um resultado direto da estratégia adotada pelo CEO Matt Levatich. Lembrem-se de que eles fecharam uma de suas fábricas, no Kansas.
Graças a esses resultados, a Harley-Davidson precisou ajustar a sua previsão de vendas para esse ano. Eles agora esperam vender no total entre 217.000 e 222.000 motores em 2019, em comparação com os 228.000 em 2018.
É preocupante, sem dúvida, mas precisamos lembrar que a Harley-Davidson está claramente em uma fase de transição. Para os próximos anos, eles já estão comprometidos com uma renovação total de sua linha, liderada pela motocicleta elétrica LiveWire. Além desta, uma Big Trail, eBikes e modelos menores estão a caminho.
Assim como a rival Indian, a Harley-Davidson percebeu que ficar restrita a apenas um segmento de mercado no século 21 é assinar a sua sentença de morte. Mas ao contrário da marca de Springfield, que timidamente está abrindo seus horizontes, Milwaukee decidiu radicalizar, o que tem desagradado muitos de seus clientes. O tempo irá dizer quem está certo.
Motores vendidos | Q1 2016 | Q1 2018 | Q1 2019 | Q1 ’18/’19 |
U.S.A. | 35.326 | 29.309 | 28.091 | (-4.2)% |
Europa, Oriente Médio, África | 10.210 | 10.862 | 10.797 | (-0.6)% |
Ásia/Pacífico | 7566 | 6329 | 6074 | (-4.0)% |
América Latina | 1886 | 2506 | 2241 | (-10.6)% |
Canadá | 2470 | 2080 | 1948 | (-6.3)% |
Total Internacional | 22.132 | 21.777 | 21.060 | (-3.3)% |
Total no Mundo Todo | 57.458 | 51.086 | 49.151 | (-3.8)% |