A Harley-Davidson divulgou essa semana os resultados de seu ano fiscal em 2019. A marca de Milwaukee anotou mais uma queda de 4,3%, resultado que eles consideraram como “esperado”.
Foram 218.273 motocicletas comercializadas em todo o mundo, número ligeiramente inferior às 228.051 unidades vendidas em 2018. Essa, no entanto, foi a menor queda desde 2016, primeiro ano em que as vendas do Bar & Shield fecharam no vermelho.
O faturamento também caiu, de US$ 5,72 bilhões de dólares em 2018 para US$ 5,36 bilhões em 2019, enquanto o lucro líquido foi reduzido de US$ 531,5 milhões para US$ 423,6 milhões. A perda operacional foi de 46,5 milhões, em comparação com 59,5 milhões no ano anterior.
Apesar de continuar praticamente estabilizado, o mercado norte-americano continua sendo o principal, com 125.960 unidades vendidas em 2019, ante 132.868 em 2018, uma retração de -5,20%. Em segundo está a região chamada de “EMEA” (Europa, Oriente Médio e África) com 44.086 (-5,40%).
O mercado asiático foi o único que apresentou crescimento, com 29.513 unidades comercializadas em 2019, enquanto que em 2018 haviam sido 28.724. Trata-se de uma melhora de apenas 2,70%. A América Latina, apesar da boa reputação de vendas, também registrou baixa, de -3,90%.
Os resultados foram considerados como “esperados” pela gerência da Harley-Davidson, por isso eles desenvolveram o programa “More Roads”, cujos frutos esperam começar a ver em 2020. Para esse ano, a expectativa é um aumento de US$ 4,53 bilhões para 4,66 bilhões nas vendas, o que seria uma notável quebra de tendência.
Vendas Harley-Davidson 2018-2019
2019 | 2018 | Diferença | |
EUA | 125,96 | 132.868 | -5,20% |
EMEA | 44.086 | 46.602 | -5,40% |
Ásia-Pacífico | 29.513 | 28.724 | 2,70% |
América Latina | 9.768 | 10.167 | -3,90% |
Canadá | 8.946 | 9,69 | -7,70% |
Total Internacional | 92.313 | 95.183 | -3,00% |
Total Mundial | 218.273 | 228.051 | -4,30% |