A Fenabrave divulgou os resultados do mercado nacional de motocicletas em 2019. O setor voltou a superar a marca de 1 milhão de unidades vendidas, o que não acontecia há quatro anos. Mas foi por pouco, com 1,08 milhão e crescimento de 14,3% sobre 2018.
Trata-se de um número bem mais expressivo do que as 940.362 motocicletas emplacadas em 2018 e principalmente as 851.199 de 2017, no auge da crise. Ainda assim, o segmento ainda está bastante abaixo das quase 1,3 milhão de motos comercializadas em 2015, a última vez que a marca havia sido superada no País.
Em dezembro isoladamente foram emplacadas 94.109 motos, uma alta de quase 12% sobre o mesmo mês de 2018 e avanço de 6,4% ante novembro. No entanto, o resultado mostrou desaceleração em relação ao melhor mês do ano, outubro, quando foram emplacadas 98,4 mil unidades, o maior volume mensal desde março de 2016.
A média diária de vendas, no entanto, se estabilizou no nível mais alto do ano, com 4.481 motos emplacadas em cada um dos 21 dias úteis de dezembro, número próximo das 4.421 unidades/dia nos 20 dias úteis de novembro. A Fenabrave estima para 2020 um novo crescimento de 9%, para alcançar 1,17 milhão.
Entre as mais vendidas, Honda e Yamaha na frente
Entre os modelos mais vendidos, a Honda continua ditando as regras com as cinco primeiras posições capitaneadas pela CG160, que teve 307.973 unidades emplacadas, número suficiente para torná-la novamente o veículo mais vendido de todo o País, à frente do Chevrolet Onix (241.214).
A seguir, outros modelos de grande sucesso da Honda como a Biz, que comercializou 155.920 unidades em 2019, NXR 160 Bros, que manteve a habitual terceira posição (122.353), Pop 110i em quarto (102.807), CB250F Twister em quinto (36.361) e PCX 150 em sexto (35.582).
A primeira Yamaha aparece apenas em sétimo com a renovada Fazer 250 ABS, que teve 25.328 unidades vendidas, uma boa marca considerando-se que ficou à frente de outros modelos mais baratos como XTZ 150 Crosser, nona colocada geral (24.570) e Factor 150 (22.499), décima.
Royal Enfield mostra crescimento
É nos segmentos específicos que estão os resultados mais interessantes. Por exemplo, entre as custom a liderança foi da Harley-Davidson Fat Boy com 820 unidades, mas a Kawasaki Vulcan S igualou essa marca ao longo do ano ficando à frente da Iron 883 (745). Outra boa surpresa foi a Royal Enfield Classic em quinto (537) superando até a Triumph Bonneville (373).
A marca britânica deu o troco entre as big trail, com a Tiger 800 emplacando 2.837 unidades em 2019. A nova BMW F850GS, em seu primeiro ano de operação teve que se contentar com a segunda posição (2.134) com a R1250GS em terceiro (1.900). A Royal Enfield surpreendeu novamente colocando a Himalayan 400 em sétimo (805) a frente da F750GS (731) e Kawasaki Versys (652).
Entre as esportivas, domínio absoluto da Yamaha YZF-R3 com 1.477 unidades comercializadas em 2019. Contudo, a Kawasaki mostrou que pode ameaçar colocando a Ninja 400 em segundo (1.060), ambas bem a frente da BMW S1000RR (621), terceira colocada. Surpreendentemente, a Ninja ZX-6R ficou em sexto (358), à frente da ZX-10 (211), Honda CBR1000RR (192) e das últimas unidades da CBR500R (166).
Ranking geral mais vendidas (Dez primeiras)
01. Honda CG 160 (307.973 unidades)
02. Honda Biz (155.920)
03. Honda NXR 160 Bros (122.353)
04. Honda Pop 110i (102.807)
05. Honda CB 250F Twister (36.361)
06. Honda PCX 150 (35.582)
07. Yamaha Fazer 250 ABS (25.328)
08. Honda XRE 300 (24.718)
09. Yamaha XTZ 150 Crosser (24.570)
10. Yamaha Factor 150 (22.499)
City
01. Honda CG160 (307.973)
02. Honda CB250F Twister (36.361)
03. Yamaha Fazer 250 (25.328)
04. Yamaha YBR 150 (22.499)
05. Yamaha YBR 125 (10.823)
06. Yamaha YS150 Fazer (10.748)
07. Honda CG125 (7.330)
08. Haojue DK150 (5.936)
09. Haojue Chopper (3.326)
10. Honda CG 150 (1.124)
Custom
01. Harley-Davidson Fat Boy (820)
02. Kawasaki Vulcan S (820)
03. Harley-Davidson Iron 883 (745)
04. Harley-Davidson Iron 1200 (546)
05. Royal Enfield Classic (537)
06. Harley-Davidson FXFB (498)
07. Harley-Davidson FL FBS (461)
08. Triumph Bonneville (373)
09. Harley-Davidson FX FBS (367)
10. Harley-Davidson FL SB (303)
Trail
01. Honda NXR 160 Bros (122.353)
02. Honda XRE 300 (24.718)
03. Yamaha XTZ 150 Crosser (24.570)
04. Honda XRE 190 (20.597)
05. Yamaha XTZ250 Lander (17.270)
06. Honda CB500X (3.863)
07. Honda NC750X (3.277)
08. BMW G310GS (2.568)
09. Kawasaki Versys X-300 (858)
10. Honda NXR 150 Bros (528)
MaxiTrail
01. Triumph Tiger 800 (2.837)
02. BMW F850GS (2.134)
03. BMW R1250GS (1.900)
04. BMW R1200GS (1.431)
05. Triumph Tiger 1200 (917)
06. Suzuki V-Strom 650 (899)
07. Royal Enfield Himalayan (805)
08. BMW F750GS (731)
09. Kawasaki Versys (652)
10. Honda CRF1000L Africa Twin (337)
Naked/Roadster
01. Yamaha MT-03 (7.214)
02. Honda CB500 (4.111)
03. Honda CB650 (1.969)
04. Yamaha MT-07 (1.596)
05. Suzuki GSX-S750 (1.543)
06. Kawasaki Z900 (1.013)
07. Yamaha MT-09 (1.002)
08. Kawasaki Z400 (702)
09. Kawasaki Z300 (662)
10. Honda CB1000R (631)
Scooter/Cub
01. Honda Biz (155.920)
02. Honda Pop 110i (102.807)
03. Honda PCX 150 (32.582)
04. Honda Elite 125 (17.779)
05. Yamaha NMAX (15.165)
06. Yamaha Neo 125 (12.572)
07. Shineray XY50 (8.903)
08. Honda SH 150 (4.916)
09. Dafra Citycom 300 (1.759)
10. Haokue Lindy 125 (1.462)
Sport
01. Yamaha YZF-R3 (1.477)
02. Kawasaki Ninja 400 (1.060)
03. BMW S1000RR (621)
04. Honda CBR650F (609)
05. Suzuki GSX-S1000 (588)
06. Kawasaki Ninja ZX-6R (358)
07. Suzuki GSX-R 1000 (221)
08. Kawasaki Ninja ZX-10R (211)
09. Honda CBR1000RR (192)
10. Honda CBR500R (166)
Touring
01. Harley-Davidson FLT (440)
02. Harley-Davidson FLHTK (423)
03. Harley-Davidson FLH RXS (235)
04. Harley-Davidson FLHX (149)
05. Honda GL1800 Gold Wing (142)
06. Harley-Davidson FL TRK (87)
07. BMW K1600 (45)