Paul Smart, um dos pilotos mais populares dos anos 1970 morreu hoje (28) aos 78 anos. O britânico sofreu um acidente de trânsito na tarde de ontem (27) e não resistiu aos ferimentos.
Smart estava dirigindo sua motocicleta entre East Sussex e sua casa em Kent no Reino Unido, quando se envolveu em uma colisão frontal com outro veículo. Uma investigação está em andamento para determinar as causas exatas do acidente, cujos detalhes ainda não foram esclarecidos.
Nascido em Eynsford, praticamente ao lado do circuito de Brands Hatch, Smart estreou no motociclismo em 1966 pelo campeonato britânico. Participou de várias edições do Troféu Turista na Ilha de Man alcançando seus melhores resultados entre 1967 e 1969 com dois segundos lugares na categoria Superbike 750cc.
Sua estreia no Campeonato Mundial se deu em 1970. Promissor, Smart conseguiu dois pódios logo na estreia das 250cc, além de participar de corridas extra campeonato. Sua maior conquista foi a vitória no Imola 200 de 1972 com uma Ducati, sucesso que a marca de Bolonha celebrou em 2006 com o modelo Ducati Paul Smart 1000 L.
Após a aposentadoria em 1978, Smart se dedicou à sua loja de motocicletas e a uma nova paixão: velejar. Mas nunca deixou de andar de motocicleta. O britânico era casado com a irmã de Barry Sheene, Maggie e deixa os filhos, Paula e Scott, que também foi piloto no BSB.