Depois de ter se tornado o primeiro britânico a vencer o Rali Dakar em janeiro, Sam Sunderland venceu novamente ontem (6) o Rali de Abu Dhabi, considerado o primeiro evento da temporada regular de rali raids.
O piloto de 27 anos venceu a cinco estágios na competição, além da super especial de abertura concluindo o rali com 6min13s de vantagem para Pablo Quintanilla, que chegou em segundo lugar com sua Husqvarna. Matthias Walkner completou o pódio.
A prova marcou também o retorno de Kevin Benavides, que não disputou o Rali Dakar após ter se lesionado apenas dias antes do evento. O argentino ganhou o estágio 4, tendo Sunderland apenas na oitava posição.
Sunderland, no entanto, se recuperou no dia seguinte, o último de competições conquistando mais uma vitória. Depois, o britânico contou que Abu Dhabi é quase uma corrida caseira para ele, já que mora em Dubai.
“Estou feliz em levar a vitória, é claro, é sempre bom e esse é o objetivo: a equipe foi bem durante toda a semana e eu estou feliz por fazer o trabalho, é quase como uma corrida caseira para mim. Eu estive perto de ganhar muitas vezes antes, mas conquistar isso este ano foi muito legal.” (Sam Sunderland)
Paulo Gonçalves da Honda foi o quarto colocado, pouco mais de três minutos à frente de Pela Renet, companheiro de Quintanilla na Husqvarna. Quem também retornou às competições foi Antoine Meo. O francês foi outro obrigado a abdicar do Rali Dakar devido à lesões. Confira abaixo os dez primeiros.
Abu Dhabi Desert Challenge – Resultados Finais
1. Sam Sunderland (KTM), 18:14:32,5 h
2. Pablo Quintanilla (Husqvarna), +6:13,7 min
3. Matthias Walkner (KTM), +8:16,1
4. Paulo Gonçalves (Honda), +11:10,3
5. Pela Renet (Husqvarna), +14:50,8
6. Antoine Meo (KTM), +1:09:00,6 h
7. Mohammed Balooshi (KTM), +1:30:34,2
8. Mohammed Jaffer (KTM), +2:54:48
9. Adam Tomiczek (KTM), +2:59:10,3
10. David McBride (KTM), +3:06:06,1