Qual a melhor maneira de impressionar o seu público alvo? Aumente um pouco o deslocamento volumétrico do motor, é claro. Essa parece ser a estratégia da KTM, pois foram descobertos registros de uma nova 1390 Super Duke.
Embora a KTM ainda não tenha feito um anúncio oficial, a existência do modelo foi confirmada pelo seu aparecimento em várias listas de peças em sites da KTM em todo o mundo (abaixo). Após a descoberta, todas as listas de revendedores desapareceram, mas já era tarde. Os prints estavam feitos.
Os sites dos revendedores, com seções de peças (que provavelmente são preenchidas automaticamente a partir de uma lista central nos servidores oficiais da KTM) revelaram dois números de peças distintos para o novo motor 1.390 e confirmam que serão usados em uma “1390 Super Duke 2024”.
Uma versão está listada como “1390 Super Duke CN 2024”, o que sugere que é fabricado na China – presumivelmente na fábrica da CFMoto, que já fabrica os motores de 790cc e 890cc e sua própria versão de 1.279 cm³ V-twin que é usado na CFMoto 1250TR-G tourer.
O estilo da KTM de usar ’90’ no final de suas designações de motor significa que não podemos ter certeza da capacidade precisa. O atual “1290” é na verdade 1.301 cm³, por exemplo. Isso pode indicar que o novo propulsor pode passar de 1.400 cm³ reais.
Não se sabe se essa capacidade é alcançada por meio de um aumento no diâmetro, um curso mais longo ou os dois, mas protótipos foram vistos em testes com vários componentes feitos à mão em seus motores, incluindo caixas de motor revisadas e uma nova bomba de água.
Isso significa que podemos esperar que o torque do motor suba dos atuais 14,2 kgf.m para algo em torno de 15,3 kgf.m, enquanto a potência deve ficar em torno de 192 cv, tornando os modelos 1290 Super Duke R, Super Duke RR, Super Duke R Evo e Super Duke GT atuais obsoletos.
O próximo ano promete ser de comemorações na KTM, porque a linha Duke está completando 30 anos. Foi em 1994 que eles lançaram a 620 Duke, basicamente uma motocicleta de cross adaptada para rodar nas ruas, uma antecipação do estilo supermotard tão em voga atualmente.
A nova geração das Duke também tem um design revisado, particularmente com um arranjo de farol que estabelecerá um novo visual a ser transportado para o resto da linha nos próximos anos. Como o ano de 2024 foi mencionado, pode não demorar muito para que recebam uma apresentação oficial.