Toprak Razgatlioglu realizou, essa semana, o seu segundo teste com uma MotoGP no circuito de Jerez, na Espanha. Os tempos não foram divulgados, mas a gente já descobriu como a estrela turca do WorldSBK foi.
Depois de ter experimentado pela primeira vez a Yamaha YZR-M1 no ano passado, Razgatlioglu foi novamente convidado pela marca dos diapasões a experimentar a moto, nos testes coletivos de Jerez no qual também participaram Honda, KTM e Aprilia.
Dessa vez, o teste foi mais sério e contou com a presença de toda a cúpula da Yamaha de fábrica, incluindo Lin Jarvis, o diretor geral, e Massimo Meregalli, gerente da equipe. Também estava lá um pequeno grupo de técnicos europeus e japoneses para dar assistência à Toprak e Cal Crutchlow.
O site Motorsport estava presente e conseguiu fazer algumas medições. Beneficiado por um tempo firme, Razgatlioglu deu 117 voltas. Na terça-feira, a melhor delas foi em 1min39s590. No segundo dia, o turco resolveu acelerar mais forte baixando sua marca para 1min38s860.
Razgatlioglu encerrou o teste 1s4 atrás da melhor marca estabelecida por Dani Pedrosa (KTM), 1min37s4, marca que lhe daria o décimo lugar no grid do ano passado. Já Toprak largaria em último. Apenas como comparação, o tempo do último colocado naquela etapa, Derryn Binder, foi de 1min38s405.
“Passei dois dias muito bons aqui em Jerez. Concentrei-me em fazer o maior número de voltas possível para compreender melhor a moto, em vez de procurar um tempo rápido. Mas tem sido muito divertido de qualquer maneira. Aprendi muito, YZR-M1 exige um estilo de pilotagem completamente diferente da minha YZF-R1 do WorldSBK“, admitiu.
“A cooperação entre Cal e Toprak funcionou muito bem. Acho que Toprak gostou do tempo conosco, foram dois dias interessantes e bons para ele“, disse Lin Jarvis. “Ele conseguiu se acostumar muito melhor com a moto em Jerez e ter uma ideia melhor do que a MotoGP exige do estilo de pilotagem. Toprak costuma ser muito forte nos freios, ele freia muito tarde e depois dispara a moto nas curvas“, revelou.
“Toprak tem 185 cm de altura e uma constituição semelhante à de Valentino“, observou Jarvis. “Ele é talvez 1 ou 2 kg mais pesado do que o Vale e 2 cm mais alto que o Fábio. Portanto, a posição de pilotagem teve que ser ajustada. A princípio, ele teve a sensação de estar sentado muito alto na moto. Isso levou algum tempo no primeiro dia.” Razgatlioglu pilotou uma M1 modelo 2023.
Campeão do WorldSBK em 2021, Razgatlioglu é o franco favorito para tomar a vaga de Franco Morbidelli. O turco já confessou que quer ir para a MotoGP em 2024 e se não for para a Yamaha vai tentar outras equipes, desde que sejam de fábrica.