A Ducati transforma tudo o que faz em evento, especialmente a apresentação dos modelos 2024, mesmo que as novidades, no fundo, sejam poucas. Veja o calendário de lançamentos (e os possíveis modelos) programados para os próximos meses.
A primeira apresentação aconteceu ontem mesmo (27), a Ducati Monster edição comemorativa de 30 anos limitada a 500 unidades. A alegada primeira naked da era moderna ganhou uma pintura dedicada, acessórios de série, uma capa protetora e um certificado de autenticidade.
O próximo episódio acontece em 19 de setembro e parece ser mais provável de vermos uma motocicleta 2024 real. O teaser (abaixo) mostra imagens de uma floresta, campos de cavalos e várias estradas. Tudo indica que será a Multistrada V4 Grand Tour, já flagrada em documentos do CARB.
O terceiro episódio está marcado para 3 de outubro e contém um cenário mais radical. Com cenas no meio do deserto, é grande a probabilidade de vermos a chegada da Ducati DesertX “Rally”, uma versão ainda mais agressiva da adventure, também já flagrada em registros do CARB.
Para o quarto episódio, que irá ao ar em 19 de outubro, o cenário muda completamente e volta para as pistas de corrida e casas de aparência moderna, sugerindo um modelo que será adequado também para um passeio moderno. Minha aposta é de que é uma versão atualizada da Streetfighter V2.
A Ducati adotou imagens mais urbanas para o teaser do 5º episódio, que vai ao ar em 2 de novembro. Há ruas estreitas e becos com paredes pichadas, além de um breve vislumbre de uma pista de corrida, os mesmos cenários utilizados para promover a Hypermotard, que voltou ao catálogo em 2019.
O sexto episódio acontece apenas uma semana mais tarde, em 7 de novembro, não por acaso, abertura do Salão de Milão. Os comunicados de imprensa dizem que o episódio final irá “celebrar uma das motos mais representativas da história da Ducati” e a esportiva 916 é uma boa aposta.
Introduzida em 1994, a Ducati 916 tornou-se lendária e provavelmente os italianos não irão deixar a data passar em branco. Outra possibilidade é a Ducati Supermono, uma moto de corrida leve projetada por Pierre Terblanche, Massimo Bordi e Claudio Domenicali, atual CEO da marca. Veremos.