O que se esperar de uma versão australiana de uma BMW R80 GS? A empresa de customização Ellaspede mostra aqui que pode ter a mesma eficiência alemã nessa releitura de tirar o chapéu.
A série Gelände Strasse (que significa Off-road Street em alemão) foi lançada em 1980 com o modelo R80 GS dando o pontapé inicial na sigla que hoje é lendária. Com um motor de 797.5 cm³, ela é considerada a primeira bigtrail “multifuncional” da história. Mais de 500 mil delas foram produzidas antes da substituição pela R100 em 1987.
A empresa nos arredores nos arredores de Brisbane encontrou esse modelo 1986 em excelente estado de conservação e com pouca quilometragem. Mas, ao invés de realizar uma restauração criteriosa seguindo a risca as especificações originais – como um típico alemão faria – eles preferiram dar um upgrade com personalidade própria.
A Ellaspede começou removendo todas as partes desnecessárias e instalou seu próprio kit de sub-quadro traseiro. A nova rabeta é de alumínio e o assento de couro vermelho faz uma belíssima formação com cores clássicas de competição da BMW Motorsport.
O tanque de combustível foi substituído por um de Yamaha RD 400. O motor foi inteiramente desmontado para ser limpo, polido e pintado. A fiação padrão foi trocada utilizando-se novos conectores impermeáveis, de uso militar. Comandos elétricos e de instrumentação foram escolhidas no catálogo da Motogadget.
Os carburadores Bing “respiram” agora através de dois filtros de papel cónicos K&N, enquanto o escapamento em aço inoxidável têm um design igualzinho aos utilizados na MotoGP. O toque final são os pneus Heidenau K60, nas medidas 110/80-19 (dianteira) e 130/80-18 (traseira).