A Honda lançou ontem (14) no circuito de Sentul, na Indonésia a nova RC213V, arma de Marc Márquez e Dani Pedrosa para tentarem recuperar o título da MotoGP na temporada 2016.
O lançamento foi uma mera formalidade, já que a Honda viveu um péssimo 2015. Apesar de algumas vitórias, o ano foi inteiramente dominado pela Yamaha, com Márquez e Pedrosa reclamando muito com comportamento agressivo da moto.
Tão agressivo que a prioridade dos técnicos da Honda foi tentar “amansar” o comportamento do motor de 1000cc e quatro cilindros em V, inclinados a 90 graus através da eletrônica e esse tem sido o grande desafio para 2016: todas as equipes estão usando uma ECU padronizada e muito menos sofisticada do que as que vinham usando.
Apesar do clima de incerteza, o desenho e a arquitetura da moto são muito similares à versão de 2015. Contudo, a Honda afirmou que a nova moto possui “um motor mais leve e potente e com características de pilotagem mais amigáveis“.
Na verdade, a RC213V está sempre mudando. Nos últimos testes realizados em Sepang, Márquez admitiu que a moto ainda vai passar por muitas mudanças até a prova de abertura em Losail, no Catar, dia 20 de março.