Durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP, no Texas, a Aprilia apresentou duas edições limitadas de sua linha V4, a naked Tuono V4 Factory e a superbike, RSV4 Factory.
As edições tornam-se limitadas graças a essa nova pintura branca (Speed White), com detalhes em vermelho e azul que lembram sutilmente a bandeira norte-americana. Mecanicamente não foram feitas alterações em nenhuma das motocicletas.
Isso não quer dizer que elas sejam menos interessantes, ainda mais para brasileiros com pouca familiaridade com a Aprilia. A RSV4 é uma máquina tão quente quanto qualquer Ducati Panigale V4, com um motor de quatro cilindros em V de 1.099 cm³.
De fábrica, sem qualquer alteração para as pistas, a RSV4 entrega saudáveis 217 cv, que movimentam apenas 202 kg de peso, também em ordem de marcha. Os espelhos estão equipados com piscas de LED, apenas no modelo americano e não estão instalados nos europeus.
A Tuono V4 nada mais é do que a sua versão naked, ou seja, sem a carenagem integral e com um guidão mais alto. O motor ainda é o V4 de 1.077 cm³ da geração anterior que produz 177 cv, mais do que suficientes para empurrar os seus 209 kg em ordem de marcha.
Fazendo justiça ao logotipo “Factory” e a Edição Limitada, essa Tuono V4 vem com suspensão Öhlins Smart EC 2.0 semi ativa, pinças de freio Brembo Stylema e rodas de liga forjada, itens que estão disponíveis como opcionais nos modelos standard.
Tornou-se quase uma tradição para a Aprilia apresentar modelos especiais o MotoAmerica e MotoGP. Em 2019, eles apresentaram a RSV4X por ocasião do GP de San Marino em Misano. Em 2021, eles lançaram uma RS 660 que comemorava a vitória na Twins Cup, com estrelas e listras.
A Aprilia RSV4 Factory e a Tuono V4 Factory versão 2023 estarão disponíveis a partir de maio de 2023 com preços a partir de US$ 26.499 e US$ 21.499, respectivamente. Nem na Europa há expectativa de recebê-las no curto prazo. Esses americanos têm sorte…