O Team Classic Suzuki, com sede no Reino Unido, já é reconhecido pelo seu trabalho extraordinário com as motos antigas da marca. Agora eles novamente se superaram com essa GSX-R 750 SRAD de 1996.
Com apoio oficial da marca no Reino Unido, o Team Classic Suzuki, tem a proposta de dar uma segunda vida à motocicletas que já pertencem ao passado da indústria e das corridas. O objetivo é que elas fiquem lindas e funcionais para eventos de clássicos, o que na terra da Rainha tem aos montes.
A GSX-R 750 SRAD marcou uma época anterior ao advento da eletrônica, capaz de combinar potência, agilidade e durabilidade em um único pacote. O nome SRAD vem de Suzuki Ram Air Direct, pois as entradas na carenagem forçam o ar diretamente para a caixa de ar do motor aumentando o seu desempenho.
Todos os modelos a partir de 1996 empregaram este tipo de design (que não é exclusivo da Suzuki, diga-se), mas acabou virando um sinônimo da própria GSX-R 750. A geração desse ano ainda trouxe um novo quadro (derivado da RGV500) e um novo motor, o que reduziu o peso geral da moto em 20 kg.
A unidade do Team Classic Suzuki era utilizada em competições de longa distância. Na parte mecânica, eles instalaram uma embreagem deslizante, um alternador mais leve, um cárter de magnésio maior, transmissão de 6 marchas com relações mais curtas e um novo sistema de exaustão de titânio Yoshimura.
A parte ciclística também recebeu atualizações, como um braço oscilante mais longo para aumentar a estabilidade, suspensão K-Tech, pinças de freio Brembo de 4 pistões axiais e rodas forjadas O.Z com pneus Dunlop mais largos. Uma série de peças fabricadas artesanalmente completam a conversão.
Mas a cereja no bolo, sem dúvida, é a carroceria em carbono e kevlar que recebeu uma pintura sensacional inspirada na RGV500 “Lucky Strike” de Kevin Schwantz, campeão mundial de 1993. A moto deve passar por um teste de dois dias em Cartagena, na Espanha, com Michael Dunlop na próxima semana.