A Kawasaki deve apresentar, dentro de poucos dias, uma Ninja H2 SX equipada com controle de cruzeiro adaptativo, aquele com sistemas baseado em radares. Aqui você vê em detalhes como é o projeto, que parecer ser mais avançado do que os atuais.
Em 2019, a Kawasaki anunciou um acordo com a Bosch para usar o sistema de radar dianteiro e traseiro da empresa alemã. Um protótipo já foi flagrado em testes no início do ano e agora o que temos são as patentes registradas no Japão, que confirmam a chegada da motocicleta, provavelmente no Salão de Milão.
Quando as primeiras fotos de espionagem apareceram, logo ficou claro que o design atualizado da moto deixava espaço para uma unidade de radar frontal ser instalada abaixo do farol redesenhado. No entanto, não havia sinal do sensor traseiro que permitiria a detecção do ponto cego.
Esses desenhos, no entanto, confirmam que a Ninja H2 SX vai ter também um radar traseiro oculto e incorporado, graças a um suporte de placa remodelado que move a placa mais para baixo e para trás (número 60) um movimento que parecia ter a intenção de tirá-la do ângulo de detecção.
Isso é significativo, pois todas as motos que vimos usando o sistema de radar da Bosch até agora (incluindo a Ducati Multistrada V4 S que é o único modelo a usar o sensor dianteiro e traseiro de série) deixaram as unidades de radar totalmente expostas. O suporte de placa bolado pela Kawasaki é dividido em três partes para esconder o sistema.
Embora a patente não mencione o radar dianteiro, as fotos de espionagem mostraram que a área sob o farol, onde o sensor ficará foi apagada com uma placa de cobertura. Isso sugere que o radar não está instalado na moto, mas o uso de resina transparente para cobrir o sensor traseiro indica que a mesma solução seja aplicada à frente, permitindo que o equipamento permaneça oculto.
Também vale a pena mencionar que, ao montar o radar dentro do suporte da placa da H2 SX, a Kawasaki criou um componente que pode ser facilmente aparafusado a outros modelos. A mesma patente também inclui imagens de versões alternativas da mesma ideia, incluindo uma que era reconhecidamente a cauda da Z900RS. Os japoneses parecem ter dado um passo a frente com a tecnologia. Agora é só esperar para ver.