Um dos maiores destaques da Harley-Davidson Pan America 1250 é o seu sistema de suspensão inteligente, que levanta e abaixa a motocicleta eletronicamente de acordo com os desejos do piloto. Entenda como o dispositivo funciona aqui.
Chamado oficialmente de Adaptive Ride Height (ARH) ou “Altura de Pilotagem Adaptável”, o sistema está disponível como opcional na Pan America 1250 Special, ou seja, a versão equipada com suspensão eletrônica semi-ativa. O objetivo básico é simples: regular as suspensões em movimento para manter a distância ao solo e a altura do assento.
Até aí, nada de novo. A suspensão eletrônica Showa Skyhook faz algo parecido. O pulo do gato acontece na hora de parar a motocicleta. O que o ARH faz é abaixar a suspensão à medida que a velocidade é reduzida, mas ainda em movimento, para permitir que motociclistas de todas as estaturas e tamanhos toquem o solo com maior segurança.
No segmento adventure, altura é um detalhe muito importante para atravessar estradas acidentadas com maior desenvoltura. Isso naturalmente acaba resultando em uma maior distância do assento em relação ao solo. Na Pan America, o banco vai de 868 mm a 894 mm de altura. A Multistrada V4 tem, por exemplo, regulagens entre 840 mm e 860 mm.
Em uma emergência, parar uma motocicleta tão alta (e que pesa generosos 250 kg em ordem de marcha) pode ser tão alarmante quanto perigoso a alguém com menos de 1m70. Mas graças ao ARH, a Pan America fica com o assento a 855 mm de altura (redução de 35 mm) antes de chegar à inércia. O sistema também possui vários modos de operação, que são:
- Auto Mode: é o padrão para a maioria dos usuários, já que não é necessário estar atento ao sistema. Este modo é sensível à velocidade e quanto maior a desaceleração, mais rápida será a redução das suspensões.
- Short Delay e Long Delay: essa opção permite que o sistema funcione, mas não reduz a altura até que a motocicleta esteja completamente parada. Pode ser usado em condução off-road onde é necessário manter a distância máxima ao solo pelo maior tempo possível, sem reduzi-la em velocidades muito baixas.
- Locked: nesse modo, o sistema trava e não atua, deixando sempre a altura livre máxima, caso o motociclista tenha adquirido a confiança necessária e não precise mais de nenhuma redução de altura.
Infelizmente a Harley-Davidson não deu detalhes mais completos de como esses ajustes são feitos. No entanto, eles afirmam que o ARH reduz a altura sem afetar o curso da suspensão ou o funcionamento da suspensão eletrônica. Nessa parte, a motocicleta possui cinco modos que são:
- Comfort: a regulagem mais macia possível, destinada a estradas lisas, amplas e bem pavimentadas.
- Sport: regulagem mais firme em ambos os eixos para uma condução mais esportiva, principalmente em estradas sinuosas.
- Balanced: um ponto intermediário entre os dois anteriores para pilotagem de todos os tipos.
- Off-Road Soft: primeiro estágio de uma configuração voltada ao fora da estrada, destinada a trajetos sem grandes exigências.
- Off-Road Firm: Configuração projetada para uma condução agressiva e mais consistente no que concerne ao curso e o rebote, para evitar afundamentos excessivos, ideal para terrenos acidentados com desníveis e saltos.
Apresentada como conceito em 2018, a Pan America 1250 é um dos poucos projetos ousados da Harley-Davidson que seguiu firme em meio à crise que atravessa. O segmento adventure é, talvez, o mais cobiçado do mundo hoje e a concorrência capricha para valer.
Por isso, os norte-americanos sabiam que precisavam impressionar logo de cara e projetaram sua motocicleta mais avançada em décadas. Além da suspensão, o motor Revolution Max é recheado de novidades interessantes. Vai fazer sucesso? Só o tempo vai dizer.