Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Technik

Veja como funciona a suspensão eletrônica da Kawasaki

Lucas Carioli 18 de agosto de 2020

Já se foi o tempo em que ajustar a suspensão exigia uma série de ferramentas, horas de oficina e experimentação até encontrar o acerto ideal. Para quem pode pagar, o Kawasaki Electronic Control Suspension (KECS) faz tudo isso de forma automatizada. Veja como funciona aqui.

Desenvolvido pela japonesa Showa, o KECS é um sistema de suspensão semi-ativa, onde os sensores ligados às válvulas que regulam o fluxo de fluido dentro da câmara realizam uma leitura precisa do terreno e enviam sinais para ajustar o nível de amortecimento e manter o máximo de aderência e contato dos pneus com a superfície.

Na bengala esquerda da suspensão fica o sensor que faz a leitura e envia os sinais para a ECU. Na direita, as válvulas solenoides que ajustam automaticamente a calibragem da suspensão. Comparada à versão anterior, sem eletrônica, a Showa conseguiu tornar linear a curva de ajuste, minimizando os efeitos sentidos no guidão, além de proporcionar respostas ultrarrápidas, de apenas 0,001seg.

Impulsos elétricos são emitidos da suspensão para a CPU que devolve numa fração de segundo os parâmetros que ajustam o melhor curso, compressão e retorno através do aumento da pressão hidráulica, mantendo a estabilidade da moto, o que é muito útil em uma estrada que repentinamente se torna irregular. Tudo de forma automatizada, sem a necessidade de ativar nenhum botão.

O ABS conta com um ingrediente extra. O Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System (KIBS) vai muito além de um sistema antibloqueio comum e monitora a pressão hidráulica da pinça dianteira e várias informações da ECU do motor (posição do acelerador, rotação do motor, acionamento da embreagem e posição de marcha).

O KIBS está em conexão com outro importante dispositivo, o Kawasaki Cornering Management Function (KCMF) que monitora os parâmetros do motor e do chassi durante as curvas, modulando a força de frenagem e potência. O sistema entra em ação com a prevenção de RL (stoppie), mantendo as duas rodas em contato com o solo.

Em seguida, o KCMF entra em contato com a ECU, que analisa em uma fração de segundo os dados de potência do motor, torção do chassi e força de frenagem para ajustar, quando necessário, o controle de frenagem na curva, proporcionando uma transição suave desde a entrada até a saída da curva. Isso permite ao piloto manter sua trajetória desejada e sem sustos.

Ao mesmo tempo, a ECU também aciona o controle de tração na tangencia da curva, evitando algum excesso na aceleração e eventual deslize da motocicleta. Já na saída da curva é ativado o antiwheelie, que previne empinadas indesejadas.

Naturalmente, essa é uma inovação disponível para poucos. O Kawasaki Electronic Control Suspension (KECS) está presente apenas nos modelos topo de linha, como a Ninja ZX-10R SE, Ninja H2 SX SE, Ninja ZX-10R e Versys 1000 Grand Tourer.

Tags: Kawasaki Ninja ZX-10R SE Technik

Continue Reading

Previous: Garfo telescópico vs garfo invertido. Quais as diferenças?
Next: Como é o motor da nova Honda CBR1000RR-R Fireblade?

Leia também

Embreagem de cárter seco vs úmido: quais as diferenças?
  • Technik

Embreagem de cárter seco vs úmido: quais as diferenças?

17 de maio de 2024
Gasolina cara? 10 dicas para economizar combustível
  • Technik

Gasolina cara? 10 dicas para economizar combustível

2 de fevereiro de 2024
Óleo mineral ou sintético? Qual é o melhor para sua moto?
  • Technik

Óleo mineral ou sintético? Qual é o melhor para sua moto?

18 de janeiro de 2024

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.