Comemorando 100 anos de atividade, a Moto Guzzi está prestes a apresentar uma nova motocicleta, o que não acontece todo o tempo. O modelo chama-se V100 e esse é o primeiro vislumbre de como é.
Revelada pela primeira vez em um cartaz comemorativo dos 100 anos em março e em uma sessão de fotos promocionais na comuna de Civenna, na Lombardia, na semana passada, a V100 é o que podemos chamar de uma sport touring, com rodas de 17 polegadas e pneus esportivos.
O design, que integra o tanque de combustível à parte traseira é bem pitoresco e lembra as antigas Ducati dos anos 1980. Podemos notar ainda que o assento é bastante generoso, até para o garupa (embora não tenha apoios) e o braço oscilante tem apenas um lado, com o sistema de transmissão sendo feito por eixo cardã.
O motor, de acordo com a imprensa italiana, é um V-Twin de 1.000 cm³ com refrigeração líquida totalmente novo. Especula-se que sua potência gire em torno dos 100 cv, com torque abundante. A sua colocação no quadro segue a tradição Moto Guzzi, ou seja, transversalmente, o que deixa os cabeçotes bem aparentes.
O sistema de exaustão também diz-se que é inovador para os padrões da marca, não tendo mais a entrada atrás do cilindro e na frente, mas no centro do V, com coletores saindo do lado de fora dos cilindros. Podemos ver que, no lado esquerdo, o escapamento está totalmente oculto. Nas fotos anteriores parece realmente bem centralizado.
Não muito conhecida no Brasil, a Moto Guzzi é uma das sete marcas do Grupo Piaggio, o mesmo que traz as Vespa ao Brasil. Embora pioneira, torno-se, com o passar dos anos, uma fabricante de nicho, onde é cultuada até hoje. A apresentação deve acontecer no Salão de Milão, em novembro, ou até antes.