Muito em breve, a Kawasaki vai apresentar a Z1100, nova geração da naked com o novo motor de 1.099 cm³. Mas se você não quer esperar até lá, temos aqui alguns documentos de design que já mostram como ela é.

Sabemos da existência da Z1100 desde o início do ano, quando vazaram seus documentos de índices de emissões nos EUA, o mesmo acontecendo na Europa. Mas, com esses registros de design podemos ter uma ideia bem mais precisa de como a motocicleta será.
O registro foi feito no Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia para uma nova carenagem inferior da motocicleta, mostrada em tons de cinza com todo o resto sombreado em rosa. Mas, com uma rápida edição, removemos a tonalidade deixando tudo em tons de cinza para melhor clareza.
As mudanças foram poucas. Farol, tanque, as proteções do radiador e os espelhos parecem todos semelhantes à Z1000 atual. O quadro, que é compartilhado com a Ninja 1100SX e Versys 1100, também não apresenta diferenças notáveis na Z1100.
As diferenças mais visíveis se encontram no escapamento, que é mais longo e comprido que o da Z1000, bastante parecido com o da Ninja 1100SX e Versys 1100. De frente podemos notar como ele muda a largura da motocicleta, disposto apenas em um lado e não com saídas duplas em ambos os lados, como antes.
O novo design cobre uma área maior da parte frontal da embreagem e do cárter e apresenta um pequeno para-brisa, novos piscas de LED e um novo para-lama dianteiro, usado nos outros modelos de 1100cc. A carenagem inferior tem aberturas em forma de brânquia e um formato mais horizontal do que o design anterior.
A partir das descobertas anteriores, já sabemos que o motor é um quatro cilindros em linha com o deslocamento volumétrico aumentado de 1.034 cm³ para1.099 cm³ reivindicando 134,1 hp a 9.000 rpm e 82,5 lb-ft. a 7.600 rpm. Dados provavelmente medidos no virabrequim.
O painel também está visível e, a julgar pelo formato, parece ser a mesma unidade oferecida na recém-atualizada Kawasaki Z900 SE e não a mesma utilizada na Ninja 1100SX. Trata-se de um display TFT, recurso muito mais comum agora do que quando estreou na Z1000 anterior.
O lançamento da Kawasaki Z1100 não deve demorar muito agora, já que a temporada de apresentações para 2026 já está para começar. Um bom palpite seria o Salão de Milão (EICMA), que esse ano acontece entre 6 e 9 de novembro. Mas, como as mudanças são poucas, pode acontecer até antes.



