Com quase um ano de atraso, as vendas da Honda CB1000 Hornet parecem prontas para decolar. É o que se presume com a descoberta de novos registros de homologação que revelam novos detalhes e até uma versão não mencionada.
Os registros foram descobertos na Alemanha e comprovam o que a Honda já havia mencionado durante a sua primeira revelação no Salão de Milão do ano passado: potência máxima de 150 cv. Na época eles falaram em algo com “mais de 110 kW de pico e mais de 100 Nm de torque.”
Além disso, foi registrada uma versão de alta especificação, a CB1000SP, com uma potência máxima de 116 kW, o que se traduz em 155 cv. Isso colocaria as duas motocicletas como o segundo e o terceiro modelos mais potentes da Honda, atrás apenas da CBR1000RR-R.
De acordo com a Honda no EICMA, a CB1000 Hornet virá com garfos invertidos Showa SFF-BP de 41 mm pinças de freio Nissin. Se a marca seguir a receita da Yamaha, a CB1000SP terá componentes de qualidade superior, provavelmente uma combinação de Öhlins com Brembo.
Ou isso ou a Honda poderia estar tramando algo substancialmente mais diferente, como uma versão carenada ou parcialmente carenada? No início do ano, a imprensa japonesa chegou a noticiar que uma versão sport-touring estaria nos planos e mais recentemente até uma versão retrô.
De qualquer forma, as fotos revelam que o modelo manteve suas linhas inalteradas em relação à apresentação no EICMA do ano passado. A CB1000 abandona o conceito Neo Sports Cafe e volta a contar com um design conteporâneo, como era entre 2010 e 2016.
As razões para o atraso de um ano ainda são desconhecidas. Mas não resta dúvida que a versão de produção definitiva e todos os seus detalhes serão revelados dentro de dois meses, no Salão de Milão que esse ano acontece entre 7 e 10 de novembro na capital da moda.