A Honda já está anunciando nas suas redes sociais o lançamento de sua primeira moto elétrica real em 2 de setembro. Mas aqui tivemos acesso aos registros de patente do modelo.
Já faz alguns anos que a Honda afirmou que entraria de cabeça nos veículos elétricos de duas rodas, mas até agora o que eles apresentaram, de fato, foram apenas scooters urbanos. O lançamento do dia 2 de setembro promete mostrar a primeira moto elétrica com cara de moto.
Graças a estes registros de design divulgados na Austrália, sabemos um pouco mais do que se trata. Uma motocicleta bastante semelhante ao “EV Fun Concept” apresentado no Salão de Milão, mas com alterações para sua produção em série.
O suporte da placa, os piscas e os refletores acima das pinças de freio dianteira, todos ausentes no conceito, são os maiores indícios, mas há mais. O conjunto de faróis, completado por tiras de LED em cima e embaixo, está significativamente maior.
Acima do farol há um pequeno para-brisa que cobre a parte frontal do painel, que agora tem um formato retangular em vez de circular como no EV Fun Concept. Atrás dos tubos dos garfos, os desenhos mostram o que parece ser um radiador de óleo. As aletas transparentes permaneceram.
O conjunto onde normalmente se encontraria o motor é ocupado presumidamente por uma bateria, com uma “carenagem” de bordas mais suaves para encobri-la na região das pernas. O braço oscilante de um só lado permaneceu o mesmo do conceito.
Os garfos se assemelham ao Showa Big Piston Fork (SFF-BP) da CB500F, assim como as pinças de freio Nissin de quatro pistões com montagem radial. Os discos, no entanto têm um design redondo tradicional em comparação com o formato de pétala da 500.
O desempenho do motor permanece um mistério, embora os freios a disco duplos sugiram que ele é suficientemente forte para exigir mais do que um único disco pode fornecer. A Honda apenas disse que é compatível com carregadores rápidos CCS2 e oferece uma autonomia de mais de 100 km.
O nome do modelo também é desconhecido. A Honda não efetuou nos últimos tempos nenhum pedido de registro de marca que se encaixasse perfeitamente. Felizmente saberemos de todos esses detalhes quando o lançamento acontecer na próxima terça-feira.


