Essas são as primeiras imagens da nova Yamaha MT-03, versão de 300 cilindradas da recém-lançada MT-25, no mercado asiático. A confirmação oficial veio da sede da marca, no Japão.
A Yamaha repete o mesmo procedimento já feito com a pequena carenada R25, que para ser vendida no ocidente teve a cilindrada do motor de dois cilindros paralelos aumentada de 249 para 321 cm³, transformando-se na já conhecida YZF-R3.
O mesmo está sendo feito agora com a MT-25, pequena naked lançada na Indonésia em junho, que utiliza a mesma base da R25. Para se encaixar melhor ao mercado europeu e norte-americano, a moto terá o mesmo motor da YZF-R3 e outras pequenas alterações.
Espelhos, rabeta, banco (em dois níveis) e demais adereços são semelhantes à MT-25. Contudo, até o momento, a Yamaha apenas disponibilizou fotos de estúdio, com a moto em diferentes decorações, então ainda não há maiores detalhes.
Informações sobre preços também não foram divulgados até o momento. Entretanto, a MT-03 não deve demorar a ser lançada, já que a moto está pronta. O anúncio oficial pode acontecer no salão de Colônia (Intermot) na Alemanha em setembro, no salão de Milão (EICMA) em novembro, na Itália ou até antes disso.
Brasil conheceu a antiga MT-03
A sigla MT-03 não é nova e foi usada, há pouco tempo atrás, inclusive. Era a designação de uma Naked/Motard lançada em 2006 que utilizava o motor de um cilindro e refrigeração líquida da trilheira XT660, que rendia 48 cv e 5,9 kgf.m de torque.
O modelo deu às caras no Brasil em 2008 antes de ser descontinuada no princípio de 2009, juntamente com a tetracilíndrica FZ6. No entanto, na Europa a MT-03 continuou em produção até ser substituída pelas irmãs MT-07 e 09, em 2014.