Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • WorldSBK

Lastros e limites de rotações: veja as mudanças no regulamento para 2024

Lucas Carioli 14 de fevereiro de 2024

Faltam apenas duas semanas para começar a temporada 2024 do WorldSBK, que chega com importantes mudanças técnicas, desde pilotos que precisam adicionar lastro, combustível de origens mais sustentáveis e diferenças no sistema de concessão.

Uma das maiores mudanças é realmente a introdução de novos regulamentos de peso, com os pilotos precisando adicionar lastro às suas motocicletas dependendo de quão mais leves elas são do que o peso de referência que é de 80 kg.

Os pilotos abaixo disso precisarão adicionar 0,5 kg para cada 1kg mais leve que forem. Por exemplo, um piloto que pesa 70 kg, de macacão e com todos os equipamentos de proteção, precisaria adicionar 5 kg à sua motocicleta. Um lastro máximo de 10 kg pode ser adicionado.

É a situação que vem vivendo o campeão reinante Alvaro Bautista. O bicampeão mundial realizou a pré-temporada com lastros diversos em sua Ducati Panigale V4R e sofreu bastante, ocupando apenas posições intermediárias.

Também houve algumas mudanças no combustível. A capacidade do tanque foi reduzida para 21 litros e a partir desta temporada, 40% do combustível utilizado deverá ser de origem não fóssil para aumentar a sustentabilidade dentro do paddock.

Assim como a MotoGP, o WorldSBK também tem suas regras de concessões que também passaram por uma revisão para 2024. O ponto de verificação de concessão será agora realizado a cada duas rodadas, em vez de três, como no ano passado.

Agora, as fabricantes podem obter pontos de concessão na Superpole Race (anteriormente apenas Corrida 1 e 2) com “meio ponto” atribuídos. Todas começam com 0 pontos e a diferença para os maiores impacta nas concessões. Num ponto de verificação, será avaliado qualquer fabricante com 33 ou mais pontos a menos que o mais alto.

Também houve uma mudança nos limites de rotações. As equipes começarão 2024 como terminaram 2023 – exceto a Ducati, que recuperou o limite original de 2023 – e não há redução possível, exceto em um caso. As concessões são a única forma de os limites de RPM poderem ser reduzidos, se os fabricantes obtiverem o RPM devido a uma concessão.

Falando em motores, a penalidade por exceder as regras de alocação de motores foi alterada para 2024. Um piloto que agora viola esta regra largará do final do grid e também receberá duas penalidades de volta longa pela infração. Anteriormente, a punição era uma largada dos boxes.

Como sempre, o objetivo é deixar as corridas mais emocionantes e interessantes, ao mesmo tempo em que procuram não interferir demais no progresso tecnológico trazido pelas fabricantes. “Há muitas mudanças para 2024, tentando manter o equilíbrio e a oportunidade para todos os fabricantes“, disse o Diretor Executivo do WorldSBK, Gregorio Lavilla.

“Para mim, é um ótimo show; este é o melhor de tudo. Temos bons pilotos, equipes e pessoas nos bastidores que fazem isso acontecer, por isso estou muito orgulhoso do que alcançámos. Existem muitos motivos para ligar a TV e se divertir“, completou.

Tags: Mundial de Superbike World Superbike WorldSBK

Continue Reading

Previous: Sem Jonathan Rea, Kawasaki apresenta equipe renovada para 2024
Next: Bautista insatisfeito: “Sou o único piloto que tem que adicionar lastro na moto, não é justo”

Leia também

BMW escolhe Petrucci para o lugar de Razgatlioglu
  • WorldSBK

BMW escolhe Petrucci para o lugar de Razgatlioglu

8 de agosto de 2025
Quem vai substituir Toprak na BMW?
  • WorldSBK

Quem vai substituir Toprak na BMW?

30 de julho de 2025
Toprak vence sprint e Corrida 2 na Hungria. Desastre para Bulega
  • WorldSBK

Toprak vence sprint e Corrida 2 na Hungria. Desastre para Bulega

27 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.