Faltam apenas duas semanas para começar a temporada 2024 do WorldSBK, que chega com importantes mudanças técnicas, desde pilotos que precisam adicionar lastro, combustível de origens mais sustentáveis e diferenças no sistema de concessão.
Uma das maiores mudanças é realmente a introdução de novos regulamentos de peso, com os pilotos precisando adicionar lastro às suas motocicletas dependendo de quão mais leves elas são do que o peso de referência que é de 80 kg.
Os pilotos abaixo disso precisarão adicionar 0,5 kg para cada 1kg mais leve que forem. Por exemplo, um piloto que pesa 70 kg, de macacão e com todos os equipamentos de proteção, precisaria adicionar 5 kg à sua motocicleta. Um lastro máximo de 10 kg pode ser adicionado.
É a situação que vem vivendo o campeão reinante Alvaro Bautista. O bicampeão mundial realizou a pré-temporada com lastros diversos em sua Ducati Panigale V4R e sofreu bastante, ocupando apenas posições intermediárias.
Também houve algumas mudanças no combustível. A capacidade do tanque foi reduzida para 21 litros e a partir desta temporada, 40% do combustível utilizado deverá ser de origem não fóssil para aumentar a sustentabilidade dentro do paddock.
Assim como a MotoGP, o WorldSBK também tem suas regras de concessões que também passaram por uma revisão para 2024. O ponto de verificação de concessão será agora realizado a cada duas rodadas, em vez de três, como no ano passado.
Agora, as fabricantes podem obter pontos de concessão na Superpole Race (anteriormente apenas Corrida 1 e 2) com “meio ponto” atribuídos. Todas começam com 0 pontos e a diferença para os maiores impacta nas concessões. Num ponto de verificação, será avaliado qualquer fabricante com 33 ou mais pontos a menos que o mais alto.
Também houve uma mudança nos limites de rotações. As equipes começarão 2024 como terminaram 2023 – exceto a Ducati, que recuperou o limite original de 2023 – e não há redução possível, exceto em um caso. As concessões são a única forma de os limites de RPM poderem ser reduzidos, se os fabricantes obtiverem o RPM devido a uma concessão.
Falando em motores, a penalidade por exceder as regras de alocação de motores foi alterada para 2024. Um piloto que agora viola esta regra largará do final do grid e também receberá duas penalidades de volta longa pela infração. Anteriormente, a punição era uma largada dos boxes.
Como sempre, o objetivo é deixar as corridas mais emocionantes e interessantes, ao mesmo tempo em que procuram não interferir demais no progresso tecnológico trazido pelas fabricantes. “Há muitas mudanças para 2024, tentando manter o equilíbrio e a oportunidade para todos os fabricantes“, disse o Diretor Executivo do WorldSBK, Gregorio Lavilla.
“Para mim, é um ótimo show; este é o melhor de tudo. Temos bons pilotos, equipes e pessoas nos bastidores que fazem isso acontecer, por isso estou muito orgulhoso do que alcançámos. Existem muitos motivos para ligar a TV e se divertir“, completou.